Eliminar gordura, diminuir o nível de colesterol ruim no sangue (LDL), regular o funcionamento do intestino, inibir a formação de gordura, aumentar a saciedade, estimular a libido e prevenir o envelhecimento precoce: essas são as principais promessas do Endothin, novo suplemento alimentar natural que está sendo lançado em farmácias de manipulação pela empresa Naturell.
Leia também:
Suplementos para emagrecer, ganhar músculo e mais: conheça 6 tipos
Resveratrol emagrece e condiciona sem malhação
Suplementos que ajudam a emagrecer
Segundo a farmacêutica responsável pelo produto, Marina Gomes, os efeitos podem observados já no primeiro mês de uso, desde que o paciente alie a suplementação a uma dieta balanceada e exercícios físicos regulares. Além disso, ela afirma ser imprescindível o acompanhamento médico.
Princípios ativos
O Endothin é composto por extratos de três componentes naturais: tamarindo, uva e maca peruana. A dose de 600 mg é dividida em duas cápsulas, e a recomendação é ingerir a primeira 30 minutos antes do almoço e a segunda 30 minutos antes do jantar. “Os componentes formam uma espécie de gel no estômago, dando sensação de saciedade e evitando que a pessoa coma demais nas refeições”, explica a farmacêutica.
Disponível em farmácias de manipulação, o suplemento precisa ser prescrito por um médico ou nutricionista para ser adquirido. Segundo a marca, o preço da embalagem para um mês varia entre R$ 150 e R$ 200.
Propriedades do tamarindo

O extrato de tamarindo seria o principal responsável pela perda de peso. Segundo explica Marina, ele estimula a produção de bile, que ajuda a queimar gordura e baixar o colesterol ruim. Além disso, ele possui um composto que inibe em partes a conversão de glicose em gordura.
Propriedades da uva

Já a uva é rica em catequinas, mesmo composto do chá verde, que promove a autodestruição das células de gordura. Além disso, é um poderoso antioxidante, propriedade que beneficia a pele. “Os antioxidantes doam elétrons para radicais livres e isso impede o estresse oxidativo, prevenindo o envelhecimento precoce”, justifica a profissional.
Propriedades da maca peruana

Por fim, a maca peruana é conhecida por sua ação em tratamentos contra a falta de apetite sexual. “Ela auxilia na formação de hormônios sexuais tanto masculinos quantos femininos, aumentando a libido. Também diminui os calores da menopausa”, cita Marina.
Como é rico em fibra, o tubérculo ainda poderia ajudar a regular o trânsito intestinal. “Para isso, é imprescindível que o paciente beba muita água, senão, as fibras secam e acabam causando o efeito contrário, de constipação”, alerta.
Funciona?
A nutróloga Tamara Mazaracki, membro da Associação Brasileira de Nutrologia, é cética em relação ao produto. “Acho que estão prometendo demais. Eu não conheço um suplemento sequer capaz de promover o emagrecimento. O que leva à perda de peso é dieta e exercício físico. Me parece mais um golpe de marketing”, opina a profissional.
Segundo ela, apesar de a empresa não especificar as concentrações de cada extrato na fórmula do Endothin, eles teriam de estar presentes em quantidades muito altas para provocarem efeitos notáveis. “Uma ou duas cápsulas é muito pouco para armazenar a quantidade necessária”, afirma.
Dra. Tamara explica que é possível, sim, que o paciente note a perda de alguns quilos no início do tratamento, mas que dificilmente os efeitos se prolongariam. “O tamarindo é um laxante, vai acelerar o trânsito intestinal, e isso provoca uma perda de peso e água inicial. Também devido ao efeito psicológico de estar fazendo um tratamento, pode ser que o paciente perca 1 ou 2 kg inicialmente. Mas isso não se mantém por muito tempo”, alerta.

A maca peruana, segundo ela, tem uma discreta ação no emagrecimento, porque promove a termogênese, acelerando o metabolismo. Quanto ao aumento da libido, ela diz que ocorre em alguns casos, mas que “muitas pessoas tomam e não relatam nenhuma diferença”.
Já a uva realmente tem ação antioxidante, mas, de acordo com a nutróloga, falar em poder antienvelhecimento é exagero, já que, sozinho, o produto não seria capaz de combater todos os radicais livres.
“Particularmente, não prescreveria para meus pacientes”, expõe.
Há riscos?
A marca garante que o Endothin não tem contraindicações e que não foram detectados efeitos adversos nos testes feitos com o suplemento. “A orientação é que o paciente siga tomando até obter os resultados desejados”, orienta a farmacêutica. “Em alguns casos, pode seguir tomando também para estabilizar o peso. Não há tempo máximo de uso”, diz.

Marina salienta, ainda, que o suplemento não é inibidor de apetite e não age no centro da fome ou saciedade, apenas “enche” o estômago temporariamente.
Dra. Tamara alerta que o efeito laxante do tamarindo pode causar diarreia e irritação da parede do intestino, o que diminui a absorção de nutrientes na digestão. Além disso, pode causar mudanças na flora intestinal, o que é perigoso. “Se a pessoa tem o intestino regulado e começa a tomar um produto com efeito laxante, o corpo se acostuma com aquele estimulo. Depois, na hora em que tira o produto, pode ter o efeito rebote, ou seja, constipação”, esclarece a especialista.
Pode ser, ainda, que o paciente tenha algum tipo de sensibilidade à maca peruana, como algumas pessoas têm ao glúten ou lactose, por exemplo, apesar de ser muito raro. Já a uva não tem absolutamente nenhuma contraindicação.








