O plano de dieta de desintoxicação de cinco dias é um programa de curto prazo, mas que facilita o processo de limpeza interna e externa, removendo toxinas do corpo para promover um funcionamento celular ideal. Toxinas, como as do tabaco, da poluição do ar, dos pesticidas e aditivos alimentares, podem provocar uma série de desconfortos, tais como fadiga, depressão, ansiedade, intestino irritado e até pedras nos rins.
Leia também:
O que é detox, cardápio ideal e alimentos proibidos
Suco de couve é bebida detox que extermina barriga e celulites
5 melhores receitas de sucos detox e funcionais
Esse plano de desintoxicação de 5 dias, que começa com um menu de purificação, e acaba com os dois últimos dias de refeições mais integrais e “limpas”, pode levar à perda de até 2kg de peso. No entanto, o maior benefício será a liberação de substância tóxicas, impulsionada pelos alimentos que contém glutationa. Ela possui compostos de enxofre que agem como uma esponja, absorvendo os radicais livres e toxinas do corpo. A dieta alimentar deve apoiar rim, fígado e intestino a eliminarem toxinas mais facilmente, colaborando para o funcionamento do metabolismo e, consequentemente, facilitando a perda de peso.
Como fazer a dieta detox
Aquecimento pré-limpeza
É uma boa ideia facilitar limpeza, tomando alguns cuidados já nos dias que antecedem o seu plano de dieta detox. Adicione bebidas desintoxicantes e chás na sua rotina, como de dente-de-leão e cúrcuma. E corte o consumo de alimentos processados, açúcar refinado e cafeína.
Cardápio de desintoxicação
DIAS 1-3
Nos três primeiros dias da dieta detox, o menu é líquido: 1 copo de smoothie de mirtilo no café da manhã, 1 copo de suco de cenoura com gengibre no almoço, e 1 copo de smoothie verde detox no jantar. Bata todos os ingredientes no liquidificador.
CAFÉ DA MANHÃ
Smoothie de mirtilo desintoxicador
- espinafre
- banana
- pepino
- abacate
- mirtilo
- água de coco
ALMOÇO
Suco cítrico de gengibre com cenoura
- gengibre fresco
- laranja
- cenoura
CEIA
Smoothie verde de desintoxicação
- couve
- espinafre
- aipo
- maçã verde
- banana
- suco de limão
DIAS 4-5
A ideia agora é facilitar para que seu sistema digestivo tenha acesso a um menu mais variado. Quanto mais próxima a comida está do seu estado natural, mais fácil é para o seu corpo obter o valor nutricional necessário a partir dela.
Comece adicionando alimentos integrais e crus de volta à sua dieta. Opções não cozidas, não processadas, orgânicas. Depois dos alimentos crus, adicione, então, os alimentos considerados “limpos”: nada processado, industrializado, refinado ou artificial.

Salada é um prato cheio de potencial de desintoxicação: rabanetes têm vitamina C, antocianinas e compostos à base de enxofre que são importantes para mover a bile e limpar o sangue. O pimentão vermelho fornece vitamina C, fitonutrientes e enxofre. O pepino possui alcalinizantes, varredores de radicais livres e água. O abacate é cheio de fibras, antioxidantes, e boas gorduras. E aspargos têm qualidades diuréticas para apoiar a saúde do fígado, ajudando a eliminar as toxinas. A folha da alga nori oferece proteínas e antioxidantes, mas cuidado com sal adicionado no produto.