O que os nutricionistas comem na marmita do trabalho? Inspire-se em algumas opções

Durante décadas, a marmita foi sinônimo de refeições simples, que sempre levavam basicamente arroz e feijão, e serviam como pratos para quem não tinha dinheiro para comer fora no horário de trabalho. Hoje, as marmitas estão na moda e fazem parte da vida de quem quer adotar uma alimentação mais saudável e equilibrada, longe das tentações dos restaurantes self-service.

Leia também:
O que tem na marmita das famosas?
Marmita fitness da Karina Bacchi: famosa revela como não escorregar na dieta
Como tirar cheiro de potes de plástico ou da marmita

Levar ao trabalho uma marmita, além de ser um dos principais segredos das celebridades para manter a forma, ainda é um hábito comum entre os nutricionistas. Um dos exemplos é de Patricia Davidson Haiat, especialista em alimentação funcional que cuida de famosas como Fátima Bernardes e Fernanda Souza. Ela e sua equipe são adeptas da marmita, como vemos na foto que abre a reportagem.

A nutricionista Renata Queiroz é outra profissional que ensina como preparar uma marmita saudável. Segundo a especialista, a salada deve ter um ou mais tipos de folhas como alface, rúcula e agrião, e alimentos como tomate, cenoura e pepino. Incluir legumes, como brócolis e abobrinha. Conheça aqui o cardápio semanal da marmita saudável que emagrece.

Apostar em acelga e repolho são boas opções para incluir na marmita porque oxidam mais lentamente, mantendo a refeição fresca por mais tempo. Além disso, vale também investir em legumes cozidos, como couve-flor, cenoura, por exemplo, lembrando que a salada deve ser temperada somente no momento de consumir o prato.

Se apenas uma salada não é suficiente, você pode ainda incluir arroz integral na marmita, que é mais rico em fibras, vitaminas e minerais que o arroz branco não possui e ainda garante mais saciedade. Além disso, em vez da carne vermelha, uma boa sugestão é dar preferência a peixes por possuir gorduras boas.

De acordo com a nutricionista Marcia Daskal, proprietária da Recomendo Assessoria em Nutrição, mais do que contar calorias, você deve prestar atenção à variedade de ingredientes, visando fazer refeições equilibradas. Segundo a especialista, a variedade de sabores sem a exclusão dos nutrientes é sinônimo de alimentação completa sem atrapalhar a dieta. Aprenda a fazer e transportar 5 opções de marmitas saudáveis.

Apesar de reconhecer os benefícios de se alimentar com marmitas saudáveis, muitas pessoas rejeitam a opção por não conseguirem garantir qualidade, sabor e textura dos alimentos preparados anteriormente. O erro, no entanto, pode estar apenas na forma como a refeição é armazenada. Para evitar o problema, conheça 15 dicas para a marmita manter o sabor e não estragar.