Algumas tendências de dieta e alimentação são plantadas. O pior é que caem no gosto popular e, pior ainda, acabam se tornando hábitos com a desculpa de que fazem bem. Cuidado, às vezes, escolhas banais da alimentação no corre-corre do dia a dia e que são repetidas a longo prazo, podem detonar sua saúde. Conheça 13 alimentos que as nutricionistas jamais colocariam na boca:
Leia também:
Alimentos proibidos para quem tem gastrite
5 alimentos deliciosos que reduzem o colesterol ruim
O que é detox, cardápio ideal e alimentos proibidos na dieta desintoxicante
alimento-nutricionista-jamais-1.jpg
Cereal matinal ou aveia com sabor
Sanduíche congelado
Com mais de 30 ingredientes processados, conservantes e concentrados de proteínas – como a de soja – este tipo de alimento congelado também contém outros aditivos como corantes. Não há nada de agradável ou positivo em consumir estes sanduíches.
Peito de peru
O motivo é o excesso de sódio. A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda o consumo de até 5 gramas de sal por dia, e em algumas marcas, o nível pode superar 1g a cada quatro fatias.
Leite desnatado
Leite integral tem vitaminas lipossolúveis, como A, D, E e K, que são importantes para o seu corpo. Quando o teor de gordura é removido para produzir o leite desnatado, as vitaminas são adicionadas posteriormente. Estudos afirmam que estas vitaminas já não são mais facilmente absorvidas pelo nosso corpo, sem a gordura do leite.
alimento-nutricionista-jamais-5.jpg
Barra de fibras
Barra de proteína
Se prestar atenção nos rótulos, muitas barras se utilizam xarope de milho (rico em frutose), álcoois de açúcar (sorbitol, xilitol, maltitol, ou glicerol), e até sacarose na composição. Outra coisa muito comum que é um tremendo pecado são os adoçantes artificiais, como o aspartame.
Bebidas energéticas
Combine seu extra potente teor de cafeína uma incrível quantidade de açúcar e você tem a receita para batimentos cardíacos irregulares, picos de pressão arterial elevada e aumento do risco de ataques cardíacos. A marca mais famosa do mercado contém 80mg de cafeína e 27g de açúcar, e a segunda mais popular, 160mg de cafeína e 54g de açúcar (!!).
alimento-nutricionista-jamais-2.jpg
Suco de caixinha
Pão multigrãos
Trocar pão branco pelo multigrãos não significa ingerir grãos integrais. Multigrão, ou opções como sete, nove e até 12 grãos, apenas significam que muitos tipos de grãos foram usados para fazer o pão, e nenhum deles, necessariamente, integrais. Vale aquela olhada na ordem dos ingredientes: os primeiros da lista são em maior quantidade.
alimento-nutricionista-jamais-3.jpg
Wraps
Margarina
Ela ganhou popularidade quando manteiga foi cruelmente criminalizada, mas deveríamos sempre optar por manteiga. Para fazer margarina, as empresas adicionam hidrogênio e produzem a tal da gordura vegetal hidrogenada, um tipo de gordura trans. As gorduras trans aumentam o risco de desenvolver doença cardíaca e acidente vascular cerebral.
Água de coco industrializada
A água de coco varia em benefícios, ou seja, é bastante duvidosa para a saúde, dependendo dos fabricantes. Algumas versões têm pouco açúcar, outras tanto quanto os sucos de caixinha. E o que é pior: muitas marcas são têm sódio (sal), como principal conservante.
Molho de salada sem gordura
Fique longe de qualquer produto rotulado “fat-free”, os livre de gordura. O problema está no que as indústria têm de adicionar para compensar a falta de gordura.