Carnaval: como preparar o corpo com antecedência para a maratona dos dias de folia

Na maioria dos salões, praças e avenidas ele costuma durar quatro dias, mas o amor pelo Carnaval é tão grande que em alguns lugares do Brasil que a folia se estende por semanas e até meses. Nessa verdadeira maratona, que envolve consumo excessivo de bebidas alcoólicas, alimentação desregrada, pouco tempo de descanso e muito sol na cabeça, sua saúde acaba desgastada. Mas dá para evitar o estrago com a correta preparação para o Carnaval. Confira, comece agora e aproveite 100% dos dias de festa.

Leia também
Dieta para perder peso para o Carnaval: seque 6 kg
Dieta de Ivete Sangalo para chegar em forma no Carnaval
Cláudia Leitte mantém a boa forma sem esforço

Preparação para o Carnaval: como manter a saúde durante a festa

Mantenha as visitas ao ginecologista em dia

Sexo é comum no Carnaval e não há nada de errado nisso, mas é imprescindível que você se proteja para evitar DSTs ou uma gravidez indesejada. Camisinha masculina, camisinha masculina, pílula anticoncepcional, pílula do dia seguinte…opções não faltam. Basta conversar com quem mais entende do assunto e do seu corpo para escolher a melhor opção para você.

Planeje o vestuário com antecedência

Saltos muito altos, roupas muito justas, saias que fazem com que suas coxas fiquem o dia inteiro se esfregando uma na outra, gerando assadura nas pernas. Essas opções de vestuário podem te deixar desconfortável o dia todo e, em consequência, você acaba não aproveitando nada. Planeje com antecedência para conseguir montar looks bonitos e confortáveis e descobrir truques para aliviar esses incômodos.

Vacine-se

O contato com turistas estrangeiros, o beijo e o ato sexual podem transmitir doenças que podem ser prevenidas com vacinas. Alguns exemplos são o HPV, a hepatite B e a hepatite A.

Opte por estimulantes mais saudáveis

O ideal é respeitar seu sono e ir para cama assim que sentir que seu corpo pedir para descansar. Mas se mesmo assim você decidir tomar algo estimulante, evite cápsulas e opte por alimentos que aumentam o pique. Gengibre, pimenta, café e os chás verde e preto cumprem essa função, mas não podem ser tomados excessivamente. Uma boa opção é misturar o gengibre em uma garrafinha de água e leva-la para a folia.

Mantenha os músculos fortes

Não é à toa que o termo usado é pular Carnaval. Para dançar no ritmo do axé, do samba e das machinhas ou seguir o trio elétrico é preciso que a musculatura esteja resistente, caso contrário as dores no dia seguinte vão te impedir de ir para a festa novamente. A musculação não é a única atividade boa para fortalecer, você pode também apostar no pilates, por exemplo. Comece já.

Corra para não perder o fôlego

Os exercícios aeróbicos aumentam a resistência e o fôlego, principalmente naqueles dias de sol intenso e calor forte que colocam o corpo no limite. Uma boa ideia é começar a correr agora, respeitando seu condicionamento físico atual, e aproveitar muito mais em fevereiro.