Detox do fígado: nutricionista explica por que método não funciona

O fígado tem importante papel na eliminação de substâncias nocivas da corrente sanguínea. Quando não funciona corretamente, toda a saúde pode ficar comprometida. Uma suposta faxina no órgão poderia, portanto, ser a solução, certo? Pelo menos é o que defendem os apoiadores de protocolos que promovem um detox do fígado.

No entanto, sem seu perfil no Instagram, a nutricionista Lara Nesteruk diz que, além de inúteis, os métodos que prometem detox hepático podem colocar a saúde em risco.

Por que detox do fígado não funciona: nutri explica

De acordo com a profissional, os processos que prometem limpeza do fígado contam com orientações como consumir 1 litro de suco de maçã por dia, ingestão de sucos de limão e laranja com azeite, além do uso de sal amargo.

O protocolo detox ajudaria na eliminação de estruturas indesejáveis que estavam no fígado e na vesícula. A nutricionista, porém, apresenta estudos para dizer que a “limpeza do fígado” é um mito.

Shutterstock

Ela explica que a bile, produzida no fígado, age como “detergente”, auxiliando a dissolução e possibilitando o aproveitamento das gorduras que são essenciais para o funcionamento do organismo.

A função natural do fígado é justamente realizar um detox no organismo e, segundo Lara, não é preciso fazer nada para “obrigá-lo” a cumprir este papel.

A nutricionista orienta que, quem realmente deseja ajudar o fígado, em vez que apostar em dietas e protocolos ocasionais, deve cuidar do órgão diariamente, com medidas simples, como: consumir menos açúcar e farinha, evitar a ingestão excessiva de álcool, manter uma alimentação baseada em comida de verdade, garantir hidratação do corpo com bastante água e ter uma boa rotina de sono qualitativo.

Saúde do fígado