Versões orais da pomada podem ser muito mais adequadas para o tratamento. Entenda o motivo
É só a sua imunidade cair ou você ficar muito estressado para que a herpes labial surja? Então, nada de pegar a pomada que você insiste em usar e lambuza toda a sua boca.
Segundo a dermatologista Julia Melo, o tratamento correto não é tópico e pode ajudar até a diminuir as crises. Veja como.
Como diminuir o surgimento de herpes labial?

“Herpes é um vírus, que até pode parecer, mas NÃO fica na sua pele — tá lá escondido no gânglio nervoso esperando o momento certo pra brotar (menstruação, sol, estresse, traumas, procedimentos estéticos, febre…)”, explicou a especialista em um post no Instagram. É exatamente por isso que o seu tratamento não é apenas o de uma pomada, que tem como função apenas diminuir o período em que as bolhas ficam visíveis.
Para que o medicamento chegue até os gânglios, o interessante é tomar a sua versão oral. Aciclovir, falaciclovir e fanciclovir são algumas das opções de remédios que servem para fazer um tratamento a cada nova crise.
“Se a cada novo surto de herpes você toma o remédio, cada vez menos partículas de vírus vão estar lá nos seus filetes neurais e cada vez menos você vai ter surtos. Até que pode chegar que você vai parar de ter”, afirma.
No entanto, é importante ressaltar que essa não é uma cura. Caso você tenha um novo surto e não tome o remédio, o vírus volta a se multiplicar e você precisará começar o tratamento novamente.