Pasta de dentes da Colgate volta a ser interditada pela Anvisa: marca retirou o próprio recurso

A pasta de dentes Colgate Total Clean Mint tem sido associada a lesões bucais por consumidores, algo que motivou a medida da agência reguladora

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) retomou recentemente a interdição cautelar da Colgate Total Clean Mint, creme dental que tem sido associado a lesões na boca por usuários do produto. A medida havia sido suspensa após a empresa entrar com um recurso – e, agora, ele foi retirado pela própria Colgate.

Veja abaixo o que diz a marca e como proceder em caso de danos à saúde e ao bem-estar após o uso do creme dental.

Anvisa retoma tnterdição de pasta de dentes da Colgate

No site oficial do órgão, a Anvisa publicou na última quinta-feira (1) um novo comunicado sobre a pasta de dentes Colgate Total Clean Mint. Em 27 de março deste ano, o órgão regulador anunciou uma interdição cautelar do produto após relatos de lesões bucais associadas a ele. Dias depois, a marca apresentou um recurso que suspendeu a medida da Anvisa.

Pasta de dentes Colgate
(Crédito: Divulgação/Colgate)

Agora, no entanto, a interdição cautelar foi retomada, e a Anvisa explicou a decisão. “A medida estava suspensa em razão de um recurso da empresa, porém a própria fabricante retirou o recurso, que tinha efeito suspensivo sobre a interdição Assim, a interdição do produto continua em vigor”, diz o comunicado da agência reguladora.

Diante da novidade, a marca também se posicionou no próprio site. Leia a nota na íntegra abaixo:

A Colgate confirma que em 29 de abril de 2025, apresentou perante a Anvisa seu pedido de retirada do recurso contra decisão que determinou a interdição temporária do produto Colgate Total Clean Mint, implicando assim que a medida cautelar retoma sua validade.

A decisão da Colgate é incentivada pela colaboração contínua com a Anvisa e pelo avanço das investigações técnicas junto à agência. A empresa acredita numa resolução oportuna do tema.

A Colgate reafirma a segurança e qualidade do seu produto Colgate Total Clean Mint, o qual segue os rígidos padrões das agências regulatórias.

Seguimos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o creme dental Colgate Total Clean Mint por meio do nosso canal oficial do atendimento”.

Colgate Total Clean Mint: relatos, cuidados e mais

(Crédito: Freepik)

O creme dental em questão foi lançado em 2024 com uma nova formulação. Nessa atualização, a empresa trocou um dos ingredientes, o fluoreto de sódio, por fluoreto de estanho – e a novidade foi marcada por diversos relatos lesões bucais associadas ao uso do produto.

De acordo com a Anvisa, os efeitos relatados por usuários da pasta de dentes incluem:

  • Lesões bucais;
  • Dor;
  • Queimação e ardência;
  • Inflamação na gengiva;
  • Inchaço nos lábios.

A interdição cautelar não implica no recolhimento do produto, mas a Anvisa orienta que ele não seja utilizado ou comercializado. Ao notar efeitos adversos, consumidores devem notificar a agência por meio dos canais oficiais.

Além disso, a própria Colgate pede que consumidores entrem em contato com a marca diante de dúvidas. Para isso, basta clicar aqui ou enviar uma mensagem pelo WhatsApp para +55 11 97276-8642.

Saúde