Quem tem hemorroidas pode fazer exercício físico?

Problema que atinge pelo menos metade dos adultos com mais de 50 anos, mas também presente em jovens, as hemorroidas se caracterizam por quase sempre apresentarem dor, incômodo e, por vezes, sangramento, especialmente durante a evacuação. As pessoas que sofrem da condição devem ter cuidados redobrados ao se alimentar e ao realizar certas atividades.

Leia também:

Hemorroidas: causas, sintomas e tratamento

Hemorroidas causam câncer? Conheça mitos e verdades sobre a doença

Síndrome do intestino irritável

O que é hemorroida?

Consiste na inflamação ou dilatação das veias que ficam ao redor do ânus ou no canal retal. Este fenômeno pode causar incômodo, coceira, sangramento e até vazamento de fezes e muco.

Segundo explica o cirurgião geral Silvio Gabor, quando as hemorroidas são internas, geralmente são causadas por uma ferida no canal do reto formada pela passagem das fezes. A força exagerada para evacuar, o aumento da pressão sobre os vasos sanguíneos durante a gravidez ou em quem é obeso e o fator genético são os principais causadores do problema. Uma dieta pobre em fibras e a baixa ingestão de água também são questões muito frequentemente relacionadas às hemorroidas, já que causam prisão de ventre.

Exercícios físicos: pode ou não?

 

Musculação

“Exercícios intensos que envolvem levantamento de peso podem, sim, agravar as hemorroidas, já que promovem um aumento da pressão nas veias da região anal”, explica Dr. Silvio. Segundo orienta, pessoas que apresentam a doença em grau avançado, com inflamação e dores frequentes, não devem realizar a prática.

Andar de bicicleta ou a cavalo

Também é contraindicado para quem sofre de hemorroida. “Esse tipo de atividade física exerce pressão sobre a região anal. O recomendado é evitar”, afirma o cirurgião.