A linhaça é uma semente extremamente rica e considerada um alimento funcional, ou seja, além de nutrir, tem propriedades benéficas para a saúde e qualidade de vida, podendo agir na prevenção de doenças. Ela possui proteína, gorduras insaturadas (ômega 3 e 6), fitoestrógenos (lignanas), proteínas, vitaminas A, E, B1, B6, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, ferro, cobre, zinco, manganês e selênio.
Devido às substâncias presentes, a linhaça é considerada antioxidante (atua no combate a ação dos radicais livres), rejuvenescedora e combate as obstruções nas artérias. Além disso, é anti-inflamatória, ajuda no controle do colesterol ruim (LDL) e da pressão arterial, previne doenças cardiovasculares e é utilizada no tratamento de artrite reumatóide, psoríase, esclerose múltipla e lúpus.
Conheça os alimentos que ajudam as mulheres a manterem a saúde
Por conter fibras solúveis e insolúveis, a semente melhora o funcionamento intestinal, previne e controla o diabetes, proporciona saciedade e é coadjuvante no emagrecimento. Desempenha papel no equilíbrio hormonal, alivia os sintomas da TPM, menopausa e atua na prevenção do câncer. Auxilia na diminuição da retenção de líquido e influencia na saúde da pele e do cabelo, sendo indicada para peles secas, manchas, acne e eczema, e útil no tratamento de caspa e calvície.
Confira outros alimentos funcionais
A linhaça, se usada como semente, funciona como fibra, para melhor funcionamento intestinal. Ao triturá-la, transformando-a em farelo, você não apenas aproveita a fibra, mas, também, expõe o conteúdo que se encontra no interior da semente, sendo este o responsável pelas outras propriedades citadas.
Assim, para usar a linhaça de jeito mais proveitoso e completo, é melhor na forma de farelo. Este pode ser adicionado nas saladas, no arroz, no feijão, em sopas, em frutas, iogurtes, ou de acordo com a sua preferência. Você pode também colocar de molho em água de um dia para o outro e, na manhã seguinte, utilizar na vitamina ou da mesma forma que o farelo.
Quer aprender a comer melhor? Faça o curso de Culinária Light I da Universidade Feminina
*Andressa Jasmin é nutricionista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em Nutrição Clínica Funcional. É a nutricionista responsável pelo site Bem Leve.