Doce amigo > Doces que não engordam

Nem todo doce é feito de sacarose e há mil exemplos disso. “Há muitas receitas de doce de frutas que não levam açúcar”, conta a cozinheira Vera Salles. “A mais simples é a maçã assada. É só cortar ao meio, pingar umas gotinhas de baunilha, pôr um pouco de mel em cima das metades e levar ao forno”.

Vera, que teve inúmeras complicações de saúde por causa de uma alimentação rica em sacarose e gorduras, precisou adaptar seu paladar e seus hábitos para alimentos mais saudáveis, se quisesse viver ainda por muitos anos. Chegou a perder 18 quilos por causa do novo cardápio e não se arrepende nem um pouco de ter trocado de açúcar. “Hoje, eu utilizo aspartame e frutose em quase tudo. Meus bolos não levam mais açúcar e a farinha que utilizo é integral. Como eu gosto de comer, inventei muitos pratos diet. No fim das contas, não fui só eu que me adaptei a esse novo estilo de vida, como também a família para qual eu trabalho”, contou animada.

O médico me liberou esses chips de maçã, banana, abacaxi… Não gosto muito, mas eu como porque tira a vontade de comer doce.

Outros docinhos que a cozinheira adaptou foram em compota. Ela prepara a calda com frutose ou mel, sempre em menor quantidade do que se usasse o açúcar refinado. Vera contou que costuma comprar alguns produtos em lojas naturais como bananas-passa e biscoitos de frutas secas. “O médico me liberou esses chips de maçã, banana, abacaxi… Mas não posso abusar porque eles não são muito lights. Não gosto muito, mas eu como porque tira a vontade de comer doce”.

Nem todos precisam restringir a sacarose como a cozinheira Vera. Quem deseja controlar as calorias e está liberado para o consumo do açúcar deve procurar produtos mais frescos e menos industrializados. Um suspiro pequeno (10g), por exemplo, possuí apenas 15 calorias. Melhor que isso, somente os pudins diets em pó de chocolate ou caramelo: cada porção de 200g, equivalente a uma boa sobremesa, conta apenas com 50 calorias. Os preferidos, no entanto, são os doces de frutas tais como compotas em calda, pavês e assados. “Eles tiram a vontade de comer doce porque são um pouco enjoativos. Só o doce de leite é que deve ser consumido com cautela porque ele é bem calórico, mas os de frutas não”, comentou Mariza.

“Só existe um tipo de doce que, de fato, não engorda e faz muito bem a saúde: é o doce das coisas boas da vida”, comentou Vera. De fato, os doces mais saudáveis são um abraço apertado, uma amizade sincera, um perfume de jasmim num dia de calor, uma chuveirada de água doce depois de uma praia salgada, o colo acolhedor dos pais, as histórias dos avós, uma música consoladora para um coração aflito, uma declaração de amor, rir com os amigos ou parentes, ver a alegria estampada nos olhos dos filhos ou passar um Natal tranqüilo.

Se acaso, há algum tempo você não degusta desse sabor doce que a vida tem e procura na sacarose a serotonina que todos esses momentos bons proporcionam, olhe em volta e descubra a doçura que se esconde nas coisas. Seu corpo e seu espírito agradecerão esse saudável alimento. Vera garante: “minha saúde melhorou mais com essas coisas do que só com a comida”.