Seguir a mesma dieta de uma amiga ou familiar não é indicado, mesmo que ela tenha garantido sucesso no processo de emagrecimento. Além de correr o risco de comprometer a saúde você pode se privar à toda de determinados alimentos, afinal, segundo um pesquisador da Universidade Estadual da Carolina do Norte, não existe uma dieta que seja boa para todo mundo.
Genética influencia no emagrecimento
De acordo com o geneticista William Barrington, o perfil genético de cada pessoa influencia diretamente na facilidade ou não de perder peso com um plano alimentar específico. Em reportagem do jornal The Independent, o especialista afirma que a conclusão foi obtida através de testes com ratos de laboratório que, submetidos a diferentes dietas, apresentavam resultados completamente diferentes após um período de medições.

Como seres humanos e camundongos possuem semelhanças genéticas e metabólicas, é possível entender, segundo a equipe orientada pelo pesquisador, que existe uma grande probabilidade que as diferentes respostas observadas nas dietas dos animais se repitam em humanos.
O trabalho científico indica então que cada pessoa deve avaliar, com a ajuda de profissionais da saúde, que tipo de comida favorece seu emagrecimento e ganho de peso, assim como o aumento ou redução individual de taxas de colesterol e alimentos que fazem bem ou mal, independente de regras pré-estabelecidas.
Cardápio leve: Alternativas para alimentos que você odeia da sua dieta