http://www.instagram.com/p/BMZjmQ3Amjr/
Ivete Sangalo realizou um show beneficente em prol do hospital Martagão Gesteria na última quinta-feira (3), na Bahia, e se divertiu mostrando as pernas torneadas para o público. Ao longo do show, a fenda caprichada do vestido deixou boa parte de sua perna direita à mostra. Além disso, a transparência sobre as coxas definidas da cantora chamou atenção, bem como a boa forma da baiana de 44 anos. Qual o segredo de tamanha definição?
https://www.instagram.com/p/BMe3cu2ATO0/
https://www.instagram.com/p/BMfOtiLAipG/
https://www.instagram.com/p/BMew5hLg98z/
Há quatro anos treinado com o preparador físico Joca Gonzales, Ivete chega a malhar os sete dias da semana para manter o corpão em dia. “Ela treina no mínimo 3 dias na semana, varia de acordo com a agenda, mas tem semanas que ela consegue treinar todos os dias”, comenta seu professor.
Exercícios de Ivete Sangalo para as pernas
Os treinamentos da cantora são divididos em 3 segmentos: membros inferiores, membros superiores e integrado, que é quando o corpo inteiro é trabalhado em um mesmo dia. Ao longo da semana, Joca vai alternando os segmentos. Quanto mais dias ela treina, mais fracionados são os treinos.
http://www.instagram.com/p/BGIRUp-n2WF/
Para manter as pernas saradas, a cantora aposta em dois exercícios: agachamento com barra e levantamento terra, que são feitos, em média, duas vezes por semana.
No levantamento terra, Ivete mantém as pernas pouco afastadas e levemente flexionadas, puxa a barra do chão em direção ao seu quadril e desce com a barra novamente sem flexionar os braços para trabalhar bastante as pernas.
Como é o treino de Ivete?
Fases
http://www.instagram.com/p/BHaoGmtAM6H/
“Nos treinos, temos três fases: a excêntrica, que é a de descida, em que o movimento é a favor da gravidade; a concêntrica, que é a de subida, contra a gravidade; e a isometria, que é a fase parada, sem movimento, de resistência da gravidade”, explica Gonzalez.
Além disso, os treinos de Ivete Sangalo também são divididos em três ciclos: hipertrofia, força e resistência. Cada ciclo dura, em média, quatro meses. Períodos de descanso também fazer parte da rotina, apesar de Ivete treinar bastante. “Procuro combinar os períodos de descanso dela com viagens de férias, aí ela não precisa ir para a academia, só faz atividades lúdicas, como esquiar e nadar”.
Hipertrofia
http://www.instagram.com/p/BK4BzJQAuYs/
Nos treinos de hipertrofia, os movimentos são mais lentos e as cargas são menores. Tem exercícios de isometria porque eles ajudam a cantora a ganhar massa e, consequentemente, aumentar os músculos, e os intervalos entre as séries são mais curtos.
“O foco nos treinos de hipertrofia não é o peso, mas fazer os exercícios bem devagar. Enquanto em um treino de força a Ivete faz 10 repetições em 20 ou 30 segundos, no de hipertrofia ela demora 1 minuto e 20, 1 minuto e 10”, fala sobre a diferença.
Além disso, o tempo de intervalo é igual ao tempo de execução de exercício. Ou seja, apenas em torno de um minuto e pouco.
Resistência
http://www.instagram.com/p/BEoZymin2TA/
Perto do Carnaval, Gonzalez passa para Ivete treinos de resistência e faz um trabalho mais condicionante, com menos carga.
“Circuitos, exercícios no mar, canoa, remo, natação: são treinos mais voltados para condicionamento respiratório, para ela aguentar a maratona que é o Carnaval”, explica.
Força
http://www.instagram.com/p/BGnYewZH2e6/
Já nos treinos de força, as cargas são maiores e os intervalos entre as séries também, chegando a até 5 minutos de intervalo. “No agachamento, ela chega a pegar 75 kg e a fazer de 10 a 12 séries, mas não todas com esta carga. Vai aumentando a carga conforme vai diminuindo as repetições”, comenta Gonzalez.
O preparador físico explica que a cantora começa fazendo de 10 a 12 repetições com uma carga maior e, no final, faz apenas 2 ou 3 repetições com os 75 kg. “O treino não é direcionado para a perna e sim para os movimentos: agachar, empurrar, puxar. Ela tem uma perna naturalmente muito forte, não precisa direcionar muito o trabalho para esta região. Por isso que são exercícios comuns ao levantamento olímpico”, comenta.
Treino de tiro
http://www.instagram.com/p/BE_bj_TH2Wp/
Além disso, em alguns treinos, Ivete também faz treinos de tiro na quadra e intercala musculação com tiros em aparelhos de aeróbico. “Nos trabalhos de tiros, fazemos movimentação na quadra, como se fosse um treino de jogador de futebol americano, para trabalhar o movimento do corpo”, explica o preparador.
Duração dos treinos
http://www.instagram.com/p/BFPnQiun2f9/
Os treinos de hipertrofia costumam demorar em torno de 1h10 a 1h20, mas, em alguns dias, duram apenas 30 ou 40 minutos, dependendo do tempo disponível da artista. Os treinos de força são mais demorados porque os períodos de descanso são bem maiores.
“Este período de treino inclui o aquecimento sem carga de cerca de 30 minutos para preparar os ligamentos e tendões, principalmente antes dos treinos de força, porque as cargas são mais altas”, explica Gonzalez.
O personal trainer afirma que é no aquecimento que os alunos conseguem ficar parados mais tempo na mesma posição e que desta forma é possível ajustar melhor os movimentos para que eles sejam melhor executados quando feitos com carga.
Benefícios dos treinos
http://www.instagram.com/p/BDnw0ncH2SD/
“A musculação que a Ivete faz é um trabalho para se manter disposta e forte para que consiga acompanhar a rotina corrida, já que não tem mais 20 anos, é uma mulher de 40 anos”, comenta seu personal.
Seus treinos musculares também são importante para que ela não se lesione nos shows, já que dançar e pular de salto alto é prejudicial para o corpo. “Não traz benefício nenhum dançar de salto, pelo contrário, mas a musculatura dela consegue dar suporte a ela”, diz o professor de educação física.