Como saber se você está dormindo do jeito errado – e isso está prejudicando seu dia

Se você vive cansado, tem dificuldade em se concentrar, percebe que a memória anda fraca, que o estresse domina seu cotidiano e até nota alguns quilos a mais na balança saiba que todos os prejuízos ao corpo e a mente podem estar relacionados a uma noite de sono ruim. Aprenda como saber se você está dormindo do jeito errado e evite que a falta de descanso prejudique seu dia:

Sinais de que você está dormindo errado

Você dorme na posição errada. Dormir de bruços, por exemplo, é a pior posição para a saúde, pois exige do corpo uma força excessiva da região lombar e cervical e ainda faz com que o pescoço fique tracionado, o que provoca grande tensão e desgastes sobre os músculos e nervos. A posição lateral é a mais indicada na hora de pegar no sono. A postura é mais semelhante à fisiologia humana que, além de permitir um alinhamento perfeito da coluna, ainda evita rotações, trações e hiperextensões musculares.

Você não dá atenção necessária ao seu travesseiro. Especialistas recomendam que a troca do travesseiro seja feita a cada 18 ou 24 meses, mas como quase ninguém respeita o conselho, confira uma série de testes para saber se seu travesseiro está velho e precisa ser substituído. O mesmo vale para o colchão, que deve ser trocado, em média, após 5 a 10 anos de uso.

Você não tem uma rotina de sono. Dormir em horários diferentes durante a semana e exagerar no descanso nos finais de semana para “repor” as horas perdidas são hábitos comuns, mas que atrapalham o relógio biológico e comprometem o descanso a longo prazo.

Você conta com os minutinhos a mais acionando o estado de “soneca” do despertador. Você pode até pensar que acordar aos poucos ajuda a despertar melhor, mas o hábito também prejudica o organismo e raramente vão garantir um verdadeiro descanso extra.

ThinkStock

Você dorme com seu animal de estimação e acaba cedendo a ele privilégios demais. Estudos indicam que, em muitos casos, o espaço extra ocupado pelo pet e suas movimentações durante a madrugada também podem atrapalhar seu sono e fazer com que você sinta os efeitos no dia seguinte.

Você consome bebidas alcoólicas antes de ir para cama. O hábito pode dar a falsa impressão de relaxamento que vai ajudar a pegar no sono, mas saiba que o álcool interfere no descanso e que os efeitos são maiores se os exageros nas doses são constantes.

ShutterStock

Você dorme de estômago cheio. Para evitar aumento de chances de azia e indigestão que podem perturbar seu sono o ideal é fazer a última refeição da noite pelo menos três horas antes de se deitar. Além disso vale rejeitar alimentos gordurosos, fritura, picantes ou termogênicos no período noturno.

Você dorme com a TV ligada ou leva celular e tablet para cama. Estudos científicos já comprovaram que a forte iluminação de aparelhos eletrônicos confunde o organismo e atrapalha a produção de melatonina, o hormônio responsável pelo sono. Dormir em um quarto sem cortinas também não é recomendável por especialistas.

Dicas para uma boa noite de sono