Transforme seu abadá de Carnaval em uma peça fashion

Exigido em grande parte das festas de Carnaval, assim como nos camarotes das grandes avenidas, o abadá é um item que, além de ter uma modelagem não muito favorecedora, normalmente vem em cores apagadas e que não combinam entre si. Parece difícil salvar uma peça assim, mas muitas famosas já mostraram criatividade e transformaram completamente a camiseta, mantendo o estilo nos dias de folia e servindo de inspirações para todas nós.

A primeira dica que a consultora de moda Bia Kawasaki dá para estilizar o abadá é fazer um teste anterior em uma camiseta reserva, já que o “uniforme” serve também de ingresso para as festas e não pode ser destruído. “Se a pessoa não tem noção de máquina de costura, o ideal é mandar na costureira, até mesmo por segurança, para que ele não descosture e acabe com a festa”, indica a especialista.

Segundo ela, a foliã deve evitar combinar a peça com calças jeans, pois são desconfortáveis para esse tipo de evento. “Como o abadá normalmente é muito colorido, a parte de baixo preferencialmente deve ser lisa. Gosto muito de branco ou jeans bem clarinho, que valorizam todos os tons de pele, principalmente o bronzeado, e vão bem com cores fortes.” Para evitar que o look fique vulgar demais, vale usar o bom senso e não usar a saia muito curta ou o decote muito exagerado. “Se escolheu um modelo decotado, coloque um top por baixo”, indica a profissional.

E por falar em tops, eles, junto com as regatinhas e biquínis, são ótimas opções para quem quer brincar ainda mais com as cores e dar charme ao look. A consultora de moda diz que vale todos os tipos de combinação: camisetinha ou top branco, com uma das cores presentes no abadá, cores da mesma família e até mesmo totalmente opostas entre si, como azul turquesa com amarelo, ou pink com laranja, para criar contraste. “Essa ousadia dá um ar moderno ao look. Mas, para não ficar cafona, misture no máximo duas ou três cores opostas. Se o abadá já tem duas cores fortes, combine com mais uma na regata”, recomenda.

Para customizar, abuse de fitas, botões, miçangas, sementes e qualquer outro material que encontrar pela frente. “Uma vez usei ruela de parafuso para enfeitar as alças”, lembra Bia, que garante que materiais inusitados conferem mais personalidade à peça. No entanto, evite usar todos os elementos de uma vez só. “Escolha, no máximo, duas misturas. Combine um metal com outro material, como sementes, cristais ou pedras, ou então dois tipos de metais”, recomenda. Com os acessórios, é legal focar em apenas um item. Se optar por um cinto todo trabalhado com miçangas e muito brilho, use um brinco mais discreto. Se escolher um mix de pulseiras bem variado, foque apenas nisso, evitando colares e brincos chamativos. “Aposte muito nos metais foscos, que estão super na moda e não brigam com as cores do abadá. Os cristais e as ecobijus também são apostas bem bacanas”, sugere Bia.

Veja as modelagens e combinações mais indicadas:

Gordinhas: o truque de usar uma peça justinha em baixo e soltinha em cima é perfeito. Colocar um elástico abaixo dos seios também ajuda a disfarçar a barriga, mas cuidado: essa modelagem chama atenção para o colo, portanto meninas com o seio muito grande devem ter cautela.

Magrinhas: usar um cinto fino ou aplicar elástico na altura da cintura ajuda a criar a ilusão de curvas.

Muito busto: evite o decote careca ou qualquer modelo que for muito fechado em cima do busto. Decotes com movimento vertical, como o V, são os mais indicados.

Pouco busto: o modelo tomara-que-caia cria a ilusão de mais peito, assim como o decote careca.

Shorts jeans: “Se escolheu transformar o abadá em uma peça mais solta, o short deve ser bem justinho. Se ficou justo, indico usar o short boyfriend ou outro modelo mais soltinho”, indica Bia. O mesmo vale para as saias jeans, que podem ter a modelagem reta ou rodada.

Saia bandage: “Não tem nenhuma contraindicação, depende apenas do estilo da pessoa. Indico se tiver estilo mais ‘periguete’. Cuidado só para não aparecer o bumbum ou a calcinha, porque aí realmente deixa de ser aquele sensual chique e fica vulgar”, recomenda. De um a dois palmos acima do joelho é o comprimento indicado para quem não quer abusar da sensualidade, e mulheres com quadril pequeno e pernas finas podem usar sem maiores preocupações. “Com esse tipo de saia o abadá tem que ser solto. Pode ser usado por fora da saia ou por dentro, mas aí tem que estar com a barriga bem sequinha”, alerta a consultora.

Calça legging: “É superconfortável para pular Carnaval e pode ser usado com qualquer modelo de abadá que seja bem soltinho. Com o ombro de fora fica bem legal”, recomenda.

Confira na galeria os looks que as famosas escolheram para festas passadas:

A atriz Susana Vieira

A atriz Sheron Menezzes

Sabrina combinou o abadá de corte simples com um short de couro

A apresentadora e modelo, Sabrina Sato

A Mulher Melão, Renata Frisson

A apresentadora Regina Casé

A atriz Quitéria Chagas

A atriz Nathalia Dill

O humorista Wellington Muniz, o “Ceará”, e sua mulher, Mirella Santos

Detalhe das costas do vestido de Mayra

A ex-BBB Mayra Cardi

A atriz Luana Piovani

A modelo Letícia Birkheuer

A atriz e cantora Leilah Moreno

A atriz Julia Almeida

A jornalista Glenda Kozlowski

A atriz Fernanda Rodrigues

A atriz Fernanda Paes Leme

A atriz Carla Diaz

As gêmeas do nado sincronizado Bia e Branca Feres