Produzir um coração perfeito em laboratório já é uma realidade. Uma imitação de coração humano, feito de plástico e bombas mecânicas, foi apresentado pelo Instituto de Bioengenharia e Química da Suíça como uma eventual ferramenta para cirurgia de transplante de coração ou de emergências cardíacas – e isso produzido via impressora 3D.
Coração artificial em funcionamento
O coração artificial ainda está um pouco longe de ser testado em humanos, mas os testes de laboratórios foram animadores. Usando um líquido com a mesma viscosidade do sangue, os pesquisadores simularam os batimentos cardíacos através das bombas e câmaras do coração de laboratório. Os testes provaram que o sistema funciona de maneira semelhante ao do corpo humano.
“Nosso objetivo é desenvolver um coração artificial que tenha aproximadamente o mesmo tamanho que o próprio do paciente e que imite o coração humano o mais próximo possível na forma e função”, afirma Nicholas Cohrs em comunicado oficial.
Tamanho do coração
O órgão artificial é bastante parecido com o nosso também em tamanho e peso. Ele pesa 390 gramas (o coração humano médio tem aproximadamente 310 gramas) e tem 679 centímetros cúbicos de volume (o mesmo que o nosso coração).
Também apresenta ventrículos esquerdo e direito, mas, diferentemente do coração orgânico, são divididos por uma câmara adicional que é inflada e deflacionada por ar pressurizado – é o mecanismo que a faz contrair e expandir.

Qual é a função?
Há um porém no projeto. Ainda falta acertar a durabilidade do dispositivo. O aparelho testado na pesquisa suporta aproximadamente 3.000 batimentos, o que representa entre 45 a 60 minutos para uma pessoa com batimentos normais.
“Nosso objetivo não era apresentar um coração pronto para implantação, mas pensar em uma nova direção para o desenvolvimento de corações artificiais”, explica o cientista no comunicado. Ainda não há previsões para o uso do coração artificial em testes humanos.
Coração e tecnologia 3D
- Engenheiro desafiou médicos para consertar sozinho seu próprio coração
- Órgãos impressos em 3D poderão ser usados para tratamentos médicos
- Solução aos carecas: impressora 3D é capaz de fazer nascer cabelo