Versão resistente do HIV foi detectada em mais de 1.000 brasileiros: o que faz no corpo?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta sobre a  resistência do HIV aos medicamentos antirretrovirais usados para evitar a proliferação do vírus e, consequentemente, a Aids. O documento diz ainda que o Brasil já apresentou 1391 casos do problema.

HIV resistente: o que é?

De acordo com o relatório HIV Drug Resistance Report 2017, 10% dos pacientes que usam antirretroviral contra o HIV já registraram a resistência. Eles estão espalhados por 11 países da África, Ásia e América Latina.

O HIV resistente possui uma mutação genética que impede a ação dos remédios que bloqueiam sua reprodução, permitindo com que a doença avance.

A OMS afirmou que todas as drogas usadas no tratamento dessa doença sexualmente transmissível (DST) estão passíveis de se tornar ineficazes, mas o efeito só foi detectado em alguns por enquanto.

Apesar de avançar lentamente, o problema representa uma preocupação visto que o micro-organismo é precursor da Aids, doença que causou 25 milhões de mortes desde sua identificação em 1981, segundo o UNAIDS, programa de controle das Nações Unidas contra a condição.

Perante tal cenário, o ideal é redobrar a atenção quanto ao uso da camisinha, único método capaz de evitar o contágio.

O que o HIV resistente faz?

Shutterstock

O vírus pode ficar um longo tempo sem causar sintomas e é nesta fase que deve ocorrer a administração de medicamentos para conter sua multiplicação.

Caso ocorra resistência aos remédios ou o tratamento não seja realizado, o paciente desenvolve Aids, doença que prejudica gravemente o sistema imunológico. Entre as manifestações mais comuns estão gripe, febre, mal-estar, tosse, emagrecimento e manchas na pele.

Exames

A identificação precoce do contágio pelo HIV é essencial para evitar o surgimento da Aids. Assim, é recomendado realizar exames de DSTs anualmente ou sempre que houver relação sexual desprotegida. Atualmente, é possível comprar testes de HIV em farmácia que podem ser realizados em casa.

O Ministério da Saúde ainda oferece exames de forma gratuita e anônima nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA),

Como tratar?

Tanto o HIV quanto a Aids ainda não têm cura, mas podem ser controlados por meio de medicamentos antirretrovirais, que impedem a reprodução do vírus no organismo.

Informações sobre HIV