Se você notou crescimento excessivo de pelos pelo corpo, incluindo a região íntima, saiba que o fato pode estar relacionado a um desequilíbrio hormonal que, além de prejudicar o sistema imunológico, influencia no humor e provoca ganho de peso.
Excesso de pelos na região íntima pode indicar doença

O fato está longe de ser apenas um incômodo estético. O aumento de pelos na região íntima causado por problemas hormonais pode sinalizar câncer nos ovários ou nas glândulas suprarrenais (ou adrenais), que são responsáveis pela liberação de hormônios no organismo.
As condições podem fazer com que a testosterona, o hormônio masculino, seja liberada em excesso, resultando assim em uma maior quantidade de pelos. Geralmente, eles também aparecem mais fortes e espessos.

A dose excedente de testosterona no organismo feminino, além de aumentar os pelos na área íntima, pode fazer com que a voz da mulher fique mais grave e a pele sofra com o aparecimento de espinhas.
Um médico deve ser consultado assim que mulher perceber a alteração, que também pode ser provocada pelo uso de determinados remédios ou outras condições médicas, como a Síndrome dos Ovários Policísticos.
Realizar exames clínicos ajuda na checagem de hormônios e no conhecimento das causas e dos tratamentos mais indicados.
Cuidados com a região íntima
- Cheiro forte na vagina após o sexo: o que pode ser?
- Corrimento vaginal pode ser sintoma de DST: saiba como identificar e tratar
- Como limpar a vagina: médico ensina o que seria único método correto