Uma alteração no seio pouco percebida pelas mulheres foi o único sintoma que a britânica Sherrie Rhodes teve antes de ser diagnosticada com um câncer de mama.
Ela encontrou uma “covinha” no seio e, como alerta, resolveu compartilhar uma foto em seu Facebook com uma importante mensagem: “eu não estava tão preocupada porque não tinha nódulos. Verifique seu peito regularmente e não ignore qualquer coisa que esteja diferente”.
Covinhas nos seios: relato de Sherrie Rhodes
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10155181252749900&set=a.10150341275619900.357430.655084899
Na publicação, Sherrie conta que notou a ondulação na pele do seio há dois meses e, depois de ter mostrado ao ginecologista, foi encaminhada para a mamografia. Além do exame, ela fez algumas biópsias que identificaram o câncer de mama no mesmo dia.
Veja a tradução do relato completo:
“Ontem fui diagnosticada com câncer de mama. A notícia chegou como um choque total com essa ondulação, único sintoma que tive.
Eu a notei no final de junho e, dois dias depois, fui ao meu ginecologista que me encaminhou para a clínica de mamografia. Eu fui lá há uma semana e uma varredura revelou uma massa; então, eu fiz uma mamografia que confirmou [o diagnóstico] e fiz algumas biópsias no mesmo dia. Eu não estava tão preocupada porque não havia nódulos nem nada. Infelizmente, foi identificado como câncer de mama.
Verifique seu peito regularmente e não ignore qualquer coisa que seja diferente.
Se eu não tivesse lido uma publicação, eu não saberia que isso era um sinal de câncer. Por favor, compartilhe e conscientize”.
“Covinha” no peito é realmente um sintoma do câncer de mama?
Há várias alterações nos seios que podem indicar câncer de mama, entre elas estão as alterações na pele.
O “aspecto de casca de laranja” e o afundamento da pele pode ser causado pela tração da pele feita pela presença de um tumor no mesmo local ou pelo entupimento dos vasos linfáticos em razão das células cancerígenas dentro deles. Neste caso, provavelmente se trata de um câncer de mama inflamatório.
Se você notar essa alteração no seio, ou ainda feridas que não cicatrizam, nódulos, mudanças no mamilo, saída de secreção sanguinolenta, aumento brusco e fora do normal do tamanho, procure um médico assim que possível.
Câncer de mama: atenta aos sinais
- Sinais na mama: 8 deles que você precisa ficar atenta e o que significam
- Câncer de mama dói? Médico explica em que casos é comum
- No início: quando precoce, câncer de mama tem 98% de chances de cura