Por ser uma doença relativamente simples, não costumamos nos dar conta de que não existe cura para resfriado comum. Tratamentos caseiros e remédios apenas amenizam os sintomas, que podem retornar em uma nova crise.
Apesar disso, pesquisadores de uma universidade escocesa estão perto de encontrar uma solução definitiva para o problema.
Cura para resfriado está próxima

Um estudo da Universidade Edinburgh Napier, na Escócia, desenvolveu um novo tratamento para resfriado baseado em peptídeos antimicrobianos, que são pequenas moléculas encontradas no sistema imunológico de seres humanos e animais.
Durante cinco anos, os pesquisadores estudaram peptídeos de porcos e ovelhas e descobriram que eles aumentam a resposta natural do corpo contra o principal micro-organismo que causa o resfriado comum, o rinovírus, atacando-o de forma eficaz.
Novos medicamentos
Os próximos passos da pesquisa visam desenvolver experimentos para tornar o peptídeo mais eficaz e, com isso, criar medicamentos poderosos para curar o resfriado de uma vez por todas, o que ajudaria especialmente pacientes mais sensíveis à doença, como os portadores de asma e doença pulmonar obstrutiva crônica.
Cura do resfriado
- Ioga ajuda a combater resfriado: posturas que aliviam os sintomas
- 7 alimentos contra os sintomas de um resfriado
- Como fazer um bálsamo caseiro que alivia os sintomas do resfriado