A toxina botulínica, popularmente chamada de botox, é conhecida principalmente por acabar com rugas e marcas de expressão, mas sua função vai muito além dos benefícios estéticos. O produto é utilizado para tratamentos de doenças neurológicas e musculares por impedir a contração do músculo e pode até funcionar como aliado na luta contra a enxaqueca.
Como tratar enxaqueca com botox

Estudos científicos já comprovaram que, aplicado em várias partes da cabeça e pescoço, o botox pode reduzir a administração ou mesmo substituir o uso de medicamentos para combater o problema.
A aplicação de botox contra enxaqueca é feita por um neurologista em pontos específicos da cabeça, nuca, rosto, área entre os olhos e acima das orelhas. Quando atinge a musculatura dessas regiões, o produto relaxa o tecido e diminui a liberação de hormônios e outras substâncias responsáveis pelas dores.

Como praticamente todo tipo de tratamento médico, o uso do botox para aliviar a enxaqueca não promove efeito imediato. O paciente começa a sentir diminuição da intensidade das crises a partir de 15 aplicações. Além disso, as injeções devem ser tomadas periodicamente, a cada três meses, aproximadamente, assim como nos cuidados com as rugas.
O tratamento, mesmo realizado com agulhas, é considerado praticamente indolor. O uso da toxina botulínica para combater a enxaqueca foi liberado pela Anvisa em 2011 e apenas é contraindicado para gestantes, pessoas que sofrem de infecções ou doenças na junção muscular.
Como acabar com a dor de cabeça
- Dor de cabeça não é tudo igual: saiba diferenciar os tipos e aliviar cada um
- Quais são os chás indicados para aliviar a dor de cabeça?
- Dor de cabeça no trabalho: fatores que podem estar provocando o problema