Quem caminha apressado ou mesmo corre pelas ruas pode muitas vezes ser considerado desatento, afobado e causar e sofrer acidentes, mas são as pessoas que andam devagar que têm maiores chances de morrer mais jovens. Pelo menos é o que indica um recente estudo realizado pela Universidade de Leicester, na Inglaterra.
Andar devagar X saúde
De acordo com a pesquisa, quem caminha lentamente tem até 2,4 vezes mais riscos de morrer de doença cardíaca em idade jovem. Para chegar à conclusão, os estudiosos usaram dados de 420.727 pessoas, analisando a velocidade em que andavam, com o objetivo de avaliar suas taxas de mortalidade. O acompanhamento foi feito durante um período de seis anos.

Segundo o trabalho científico, a relação se estabelece da seguinte forma: pessoas que andam rápido na rua geralmente se exercitam mais, são fisicamente mais aptas e, consequentemente, estão mais protegidas contra pressão alta, obesidade e sedentarismo, fatores conhecidos como causadores de doenças cardíacas.
As descobertas foram aplicadas tanto para homens quanto para mulheres e permaneceram consistentes mesmo após ajustes para outros fatores de risco, como tabagismo, índice de Massa Corporal e alimentação.
Saúde do coração
- Menu que blinda seu coração e despenca chances de infarto
- Estudo: fazer hora extra no trabalho aumenta o risco de doenças no coração
- Dor no peito: o que pode ser? Conheça 6 causas além do infarto