Pressão alta não é o único risco: sal demais também causa diabetes, descobre ciência

O excesso de sal na alimentação sempre foi ligado à hipertensão, mas um novo estudo revela que ele também pode colaborar com a resistência à insulina.

A seguir, veja como o sal causa diabetes:

Excesso de sal causa diabetes

iStock

Um estudo realizado pelo Instituto Karolinska, na Suécia, comparou dados de 1.379 suecos saudáveis com 355 pessoas com diabetes autoimune latente (Lada) – doença na qual o sistema imunológico prejudica o fornecimento de insulina – e 1136 com diabetes tipo 2.

A amostra teve de responder um questionário sobre estilo de vida, histórico de doenças e alimentação. Também foram levados em conta fatores de risco para a doença, como idade, sexo, sedentarismo e excesso de peso.

Com base nos dados, os participantes foram divididos em grupos, de acordo com a ingestão de sal: pessoas que comem menos de seis gramas por dia entraram para o grupo de baixo consumo; já quem faz uso de mais de 7,9 gramas foi para o de consumo alto.

73% a cada grama

Os resultados foram apresentados no congresso da Associação Europeia para Estudos do Diabetes, em Portugal, e mostraram que apenas 2,5 gramas de sal – que contêm 1 de sódio – eleva em 43% o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e 73% o risco de Lada.

Além disso, o grupo de “alto consumo” apresentou 58% a mais de chance de desenvolver diabetes tipo 2 do que os participantes com baixa ingestão de sal.

Já o efeito do sal no corpo de quem carrega predisposição genética para diabetes e exagera no consumo manifestou risco quatro vezes maior de desenvolver a versão autoimune da condição.

Novos estudos são necessários

Em entrevista ao Medical News Today, o principal autor da pesquisa, Bahareh Rasouli, disse que os resultados têm uma margem de erro já que alguns participantes podem ter ocultado informações importantes no questionário.

No entanto, a pesquisa não foi descartada, mas serve de base para novos estudos que confirmem a tese de que o excesso de sal provoca diabetes.

Sal demais faz mal