Uma pesquisa da Universidade e Escola de Medicina de Washington, nos Estados Unidos, descobriu que há uma maneira de transformar gordura ruim em boa, ou seja, torná-la capaz de queimar calorias. O segredo para tal conversão é nada mais, nada menos que o frio. Entenda:
Gordura boa x ruim
Desde 2009, cientistas descobriram que há dois principais tipos de gordura corporal.
A “ruim” é a branca, que colabora com o acúmulo de calorias e, consequentemente, contribui com excesso de peso e problemas cardiovasculares. Ela se concentra no abdômen, quadril e coxas.
Já a boa é a marrom, que auxilia na queima de calorias e produz calor corporal. Ela está presente no pescoço e nos ombros.
Como criar gordura boa: estudo descobre

O estudo publicado no Cell Reports descobriu, por meio de testes em ratos de laboratório, que o bloqueio da proteína PexRAP, presente na gordura ruim, a transforma em bege, um meio termo entre a branca e a marrom.
Esse novo tipo também favorece a queima de calorias, pois faz com que o corpo se aqueça. Sua presença ainda tornou as cobaias mais magras, mesmo quando comiam a mesma quantidade de comida que outros ratos.
Essa descoberta é uma esperança para que sejam criados medicamentos que criem gorduras boas que combatam o excesso de peso.
Frio é o segredo
Os pesquisadores também colocaram as cobaias em ambientes frios e descobriram que esse clima reduz os níveis da proteína PexRAP na gordura branca, o que também a deixou mais próxima da gordura marrom.
Segundo um dos autores do estudo, Irfan J. Lodhi, isso mostra que o frio “induz gorduras castanhas e bege, ajuda a queimar energia armazenada e a produzir calor”.
Gordura boa e ruim
- Tipos de gorduras: saturadas, insaturadas e trans; entenda as diferenças
- Gordura do bem: conheça alimentos que você deveria incluir
- Abacate é rico em gorduras boas e aliado contra colesterol








