8 chás, 5 alimentos e mais práticas poderosas para regular a menstruação

A menstruação é um processo essencial ao corpo feminino, mas alterações no fluxo e na periodicidade são capazes de preocupar muitas mulheres. A seguir, veja dicas para regular o ciclo menstrual:

Como regular a menstruação?

Alguns chás, alimentos e medicamentos podem influenciar positivamente o ciclo feminino, mas devem ser usados com orientação médica, visto que alterações menstruais podem ser sinais de problemas graves, como tumores ou doenças da tireoide.

Além disso, tais medidas somente são permitidas depois que qualquer possibilidade de gestação seja descartada. 

Alimentos que ajudam a regular a menstruação

ShutterStock

Pigmentos vermelhos

Segundo o ginecologista Cássio Hayashi, da Clinica Fares, alimentos com pigmento vermelho têm a capacidade de regular a enzima aromatase CYP, que ajuda a produzir o hormônio estrogênio e, consequentemente, regular a menstruação. Entre eles, estão frutas vermelhas, cenoura e abóbora.

Vitamina C e frutos do mar

Frutas ricas em vitamina C, como kiwi e acerola, e frutos do mar que possuem zinco, como ostras, também auxiliam a produção hormonal e contribuem para colocar o ciclo em dia.

Oleaginosas e soja

Nozes e amêndoas são riscos em vitamina que contribuem com a regulagem, assim como os derivados da soja que possuem hormônio vegetal muito semelhante ao estrogênio.

Chás

Shutterstock

Para regular menstruação: orégano, arruda e canela

O médico explica que existem vários chás para descer a menstruação. Orégano, arruda e canela são exemplos dos que auxiliam hormonalmente.

Para reduzir fluxo: cavalinha, casca de carvalho e pé-de-leão

Para quem deseja um fluxo menos intenso, a dica é usar ervas com propriedade adstringente – que causam contração dos vasos sanguíneos -, como cavalinha, casca de carvalho e pé-de-leão.

Para aumentar chance de gravidez: vitex agnus castus ou alecrim de angola

Já para aumentar as chances de gravidez, o ginecologista recomenda o chá de vitex agnus castus ou de alecrim de angola – também conhecido como agnocasto -, que aumentam os níveis do hormônio progesterona, o qual colabora com a qualidade do endométrio, a acidez vaginal e a ovulação.

Para aliviar ansiedade: camomila e maracujá

Um dos fatores que atrasam a menstruação é a ansiedade, visto que ela libera substâncias que alteram o período. Nesse caso, a dica é fazer uso de infusões com propriedades relaxantes para controlar a sensação, como os chás de camomila e maracujá.

Exercícios 

ShutterStock

Atividades físicas produzem beta-endorfinas que modulam os hormônios sexuais, trazendo benefícios como regulagem do ciclo, redução de cólicas, melhora da lubrificação e libido, entre outros.

“Mas é preciso tomar cuidado com excessos, já que muito exercício pode levar à falta de menstruação”, explica o ginecologista Cássio Hayashi.

Medicamentos e anticoncepcionais

iStock

Os anti-inflamatórios não hormonais podem reduzir o fluxo e as dores. Entre as medicações mais conhecidas do gênero estão ibuprofeno, diclofenacos e nimesulida.

Já as pílulas anticoncepcionais também auxiliam no controle do período, assim como outros métodos de cunho contraceptivo, como DIU e implanon.

Compressas geladas: para reduzir fluxo 

Shutterstock

Fazer compressas com água gelada no abdômen esfria o sangue que vai para o útero, levando à vasoconstrição local e redução do volume menstrual.

Acupuntura

Shutterstock

O especialista também recomenda sessões de acupuntura com o objetivo de deixar a menstruação regular, mas ressalta que a técnica só pode ser aplicada por médicos credenciados.

Ciclo menstrual regular e irregular: saiba mais