A atriz Priscila Fantin revelou que ficou quase um mês e meio sem sair da cama por conta de uma intensa dor nas costas. O incômodo, segundo Fantin, foi causado por uma inflamação na coluna que irradiou para o nervo ciático, causando também uma ‘paralisia’ temporária da perna.
Sem conseguir se movimentar, Fantin ficou impossibilitada de realizar suas atividades cotidianas, o que causou um emagrecimento indesejado. “Eu não conseguia levantar para comer e fui definhando”, brinco a atriz, que já está totalmente recuperada, durante depoimento ao TV Fama, da Rede TV.
Dor na coluna é problema comum
Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que 80% das pessoas sofrem ou vão sofrer com dores nas costas em algum momento da vida e podem ser resultado natural do envelhecimento ou das consequências do nosso dia a dia, como como carregar peso, postura inadequada e exercícios mal realizados.
As dores nas costas podem atingir três regiões diferentes: lombar (acima do quadril), dorsal (meio das costas) e cervical (transição entre o tronco e a cabeça).

A dor lombar, também chamada de lombalgia, é a que mais afeta as pessoas, perdendo apenas para a dor de cabeça, e também pode ser consequência de alguma disfunção mais severa como artrose, hérnia de disco e alterações na coluna, como lordose e escoliose.
Como dor nas costas pode causar “paralisia” nas pernas
A sensação de paralisia nas pernas, de acordo com o ortopedista Rene Jorge Abdalla, diretor do Instituto de Joelho do Hcor, em São Paulo, pode ter como causa a compressão do nervo ciático, responsável por controlar as articulações do quadril, joelho e tornozelo, e também os músculos posteriores da coxa e os músculos da perna. Além de transmitir as sensações das pernas, como relaxamento e dores.
“O nervo ciático é o mais importante dos músculos inferiores. Por isso, uma compressão nesse nervo causa perda da sensibilidade e força da parte de trás da coxa e da perna”, explica o especialista.

A compressão ou irritação neste nervo acontecem por problemas na região lombar das costas, como hérnias, por exemplo. Quando isso ocorre, as dores são chamadas de ciáticas.
Sintomas de dores ciáticas
- Dores de pontadas ou sensação de choque elétrico;
- Dor nas coxas e pernas;
- Dificuldade de locomoção;
- Sensação de dormência e formigamento;
- Perda progressiva da sensibilidade e da força (causando a sensação de paralisia);
- Dor ao permanecer em uma mesma posição;
- Dor progressiva mesmo em repouso;
Tratamento
De modo geral, quando as pessoas se referem a uma “inflamação na coluna”, elas estão se referindo a alguma inflamação entre os discos, que ficam entre as vértebras. Mas, pode acontecer em diferentes pontos, inclusive nos músculos. Por isso, o primeiro passo ao identificar as dores é fazer exames para determinar o local exato do problema e fazer repouso para não forçar a área lesionada, orienta o especialista.

Com a ajuda de um especialista, que irá analisar a gravidade dos sintomas, poderá se definir qual tratamento seguir. Para casos menos graves, analgésicos, vitaminas do complexo B e fisioterapia já resolvem. Para casos mais graves, entretanto, intervenção cirúrgica é o mais aconselhado.
Caso o problema seja negligenciado e não tratado corretamente, a pessoa corre risco de perder os movimentos, a sensibilidade e força.
Como melhorar a postura corporal:
- 7 hábitos para salvar suas costas e ter postura de modelo
- Como conquistar uma postura perfeita em apenas 3 semanas
- Celulares estão causando dor nas costas em crianças: como evitar danos