Não consegue controlar a gula? Culpa pode ser do regime que sua mãe fez na gravidez

Se você tem dificuldade em controlar a gula por alimentos poucos saudáveis e costumar sofrer para comer legumes, verduras e opções naturais, saiba que parte da culpa pode ser da sua mãe. Mais especificamente da dieta que ela fez enquanto você ainda estava na barriga.

De acordo com um estudo publicado pela revista Obesity Reviews, mulheres que têm uma dieta muito limitada durante a gravidez são mais propensas a ter filhos que são “chatos para comer”.

Bebê sente sabor dos alimentos no útero

iStock

A pesquisa mostrou que os bebês são muito mais dispostos a aceitar determinados alimentos quando são apresentados a eles ainda no útero. Isso porque muitos dos sabores presentes na dieta da gestante também estão presentes no líquido amniótico, que que envolve e suporta o desenvolvimento do feto.

O estudo descobriu que os bebês cujas mães bebiam suco de cenoura durante três semanas consecutivas durante o terceiro trimestre de gestação eram mais propensos a ter uma reação positiva quando introduzido pela primeira vez ao alimento, por exemplo.

Os autores do trabalho científico apontam que gosto e cheiro já são funcionais durante a vida fetal e que as primeiras experiências sensoriais relacionadas à alimentação são importantes porque o bebê regularmente engole o líquido amniótico.

A exposição a esses aromas transmissíveis, portanto, influencia a aceitação das comidas após o nascimento e pode ajudar na manutenção de uma alimentação mais saudável, assim como uma melhor relação com a comida.

Como perder peso com saúde