6 alimentos que você não come por achar que vão te engordar, mas não vão

Cercados por mitos, diversos alimentos são considerados vilões da dieta por serem ricos em gordura ou calorias. Muitos deles, porém, apesar da composição e da má fama, não somente promovem benefícios para a saúde como também ajudam a perder peso. Conheça exemplos de comidas que você deixa de incluir no seu cardápio por achar que vão te engordar, mas não vão:

Alimentos que não engordam, mas têm fama de vilões

ShutterStock

Castanha-de-caju: é rico em gordura, mas da chamada “gordura boa”, ou seja, as monoinsaturadas, que convertem o estoque de gordura corporal em energia, sem resultar em acúmulo de adiposidade que aumenta o peso.

O alimento é boa fonte de fibras e proteínas que, além de ajudar no bom funcionamento do intestino e, consequentemente, no processo de emagrecimento, ainda promovem saciedade. O segredo está no controle das porções diárias: um adulto pode comer, no máximo, uma colher de sopa (cerca de cinco unidades) de castanha-de-caju por dia para não atrapalhar a dieta.

Pipoca: boa opção para o lanche da tarde, o alimento sacia com poucas calorias se preparada da maneira certa, sem adição de manteiga ou condimentos e, claro, evitando as opções para micro-ondas.

O ideal é temperar o petisco com ervas naturais, pimenta ou canela, que são termogênicos, ou seja, aumentam a queima de calorias, e dão sabor diferenciado à pipoca sem a necessidade de incluir sal.

Chocolate amargo: até mesmo o doce adorado por todos pode ser incluído no cardápio sem prejudicar a dieta. O importante é apostar na moderação, claro, e fazer a escolha certa.

Opte por um chocolate com, no mínimo, 70% cacau que, além de afastar a fissura por doces que podem engordar, ainda reduz a pressão arterial, melhora a sensibilidade à insulina, combate a inflamação e garante bom humor.

Abacate: a fruta, de fato, é bastante calórica, já que 30% corresponde a gorduras. No entanto, ela é aliada da dieta porque é boa fonte de fibras que aumentam a saciedade e regulam o metabolismo mais lento.

Vale ressaltar, porém, que mesmo sendo um alimento que contribui para a saúde e para a perda de peso, o abacate deve ser consumido com moderação, não ultrapassando a quantidade de 100 gramas por dia.

ShutterStock

Suco de laranja: apesar de saudável e natural, a bebida sempre foi considerada vilã da dieta, pois é rica em calorias. Porém, um novo estudo feito pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), ela pode sim ser aliada da dieta.

Isso porque suco de laranja reduz fatores metabólicos da obesidade e não promove ganho real de peso. Além disso, a opção reduz níveis de glicose, insulina, triglicerídeos e colesterol ruim e garante boa dose de vitamina C e ácido fólico.

Açaí: puro, o alimento possui somente 70 calorias em cada 100 gramas, ou seja, a mesma quantidade encontrada em uma maçã e menos que uma banana. A fama de opção calórica, portanto, não é um mito.

O segredo para consumir açaí sem engordar é evitar os acompanhamentos que normalmente vêm junto com a polpa na tigela, como xarope de guaraná, leite condensado, caldas e leite em pó. É preciso ainda fazer uso moderado do alimento: consuma entre 100 g e 200 g de açaí apenas uma vez ao dia e somente a cada três ou quatro dias.

Como perder peso com saúde