Marquezine faz exercício perigoso em vídeo: por que não deve ser feito sem orientação

Bruna Marquezine foi filmada por seu treinador, Chico Salgado, fazendo um tipo de abdominal que requer muito cuidado e atenção, pois, quando feito sem orientação, pode colocar o praticante em risco.

A atriz, que já está visivelmente mais magra, tem levado a sério a rotina intensa de exercícios. Entre as atividades que ajudaram Bruna a secar estão a corrida na areia fofa, escada, boxe, Muay Thai e treinos com eletroestimulação.

https://instagram.com/p/BcXJdMeBP7X/

Abdominal que Marquezine faz

No vídeo, publicado no Instagram de Chico Salgado, Marquezine está com as pernas em volta de um saco de boxe, suspensa no ar, realizando movimentos de subida e de descida com o tronco.

https://www.instagram.com/p/BfwyG6WBN6E/

Apesar de muito potente, o exercício precisa ser feito com supervisão e cuidado. O treinador deve indicar se o praticante é ou não apto a realizar o movimento e orientá-lo sobre a forma segura de manter o corpo suspenso.

Exercício perigoso

Esse tipo de abdominal ficou bastante famoso depois de algumas musas fitness o realizarem com as pernas em volta do corpo dos namorados ou mesmo usando uma barra. Entretanto, sua prática sem supervisão e cuidados de um profissional é paulatinamente desencorajada já que, caso a pessoa caia da base que a sustenta, pode ter sérios danos na coluna vertebral.

Em outubro de 2013, a jornalista Maria Eugênia Bispo perdeu os movimentos das perna enquanto fazia esse tipo de abdominal em uma academia e, apesar de já ter se recuperado da lesão, ainda sente dificuldade para se equilibrar. O incidente foi filmado pelo seu personal:

https://www.youtube.com/watch?v=zVw-Jm9qvEw

Enquanto fazia o abdominal, a jovem, que estava com as pernas presas em uma barra suspensa, escorregou, caiu e se machucou gravemente.

“Não sei se estava mais suada ou cansada que o normal, pois já tinha realizado o mesmo exercício antes. Foi um acidente, claro que ninguém espera se machucar. Eu bati o braço e a cabeça no caixote e caí sentada, por isso quebrei a vértebra. Foi uma fratura de explosão”, comenta.

Maria Eugênia teve que passar por cirurgias para restituir o alinhamento natural da coluna.

Perigos de lesionar a coluna no exercício

ShutterStock

De acordo com o ortopedista especialista em coluna do HCor Raphael Marcon é preciso evitar a exposição a acidentes e traumas porque uma fratura na coluna provocada pelo impacto do peso do próprio corpo é capaz de causar paraplegia ou tetraplegia, dependendo da vértebra atingida.

“Se a lesão é na coluna cervical, que é a parte superior, e a medula é afetada, a pessoa fica tetraplégica. Se a fratura ocorre na parte torácica ou lombar, o risco é de ficar paraplégica”, diferencia.

De acordo com o ortopedista, a paralisia ocorre porque a medula é a responsável por conduzir os estímulos nervosos. Quando afetada, a pessoa perde os movimentos e também a sensibilidade da altura da vértebra para baixo, o que inclui o controle para urinar e evacuar.

Como a coluna está ligada à cabeça, às vezes um impacto não muito forte na nuca ou crânio já é suficiente para provocar uma lesão irreversível.

Treino das famosas: