Família inteira contrai doença de Chagas por comer açaí contaminado: cuidados ao ingerir

Uma família contraiu doença de Chagas após comer açaí contaminado com o inseto barbeiro no município de Lábrea, no Amazonas. O caso assusta os milhares de fãs da fruta e expõe um risco pouco comentado. Saiba mais a seguir:

Família come açaí contaminado com Chagas

Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), foi comprovada a existência do agente transmissor da doença, Trypanosoma cruzi, na amostra consumida pela família afetada. 

Essa é a primeira vez que a transmissão pelo açaí é confirmada no estado, já que o fato de uma pessoa levar até 22 dias para manifestar os sintomas dificulta a identificação de sua origem, pois o material que poderia ser testado geralmente é consumido ou descartado após tantos dias.

Shutterstock

A FVS ainda informou que a contaminação em Lábrea foi um caso isolado que teve origem em uma pequeníssima produção de vinho de açaí que já foi identificada e sofreu as devidas sanções legais. Outros produtores da região foram orientados quanto às boas práticas na manipulação de alimentos com matéria-prima da floresta. 

Os sete membros da família passaram por tratamento e um deles, uma criança, chegou a ser internada.

Doença causa 3 sintomas

Chagas é uma doença infecciosa que em casos graves pode causar insuficiência cardíaca congestiva.

Sua fase aguda gera ao menos um dos sintomas a seguir:

  • Inchaço no rosto, olhos, braços ou pernas
  • Alterações no ritmo cardíaco
  • Dor em todo o corpo

Por que açaí pode causar Chagas?

De acordo com o cardiologista Laercio Natal Fonseca Júnior, da Clínica Megamed, o contágio geralmente ocorre quando o inseto barbeiro – que abriga Trypanosoma cruzi – suga o sangue de uma pessoa e defeca sobre a pele da mesma. Ao notar o incômodo produzido pela picada, o indivíduo coça o local e faz com que as fezes penetrem a picada e alcancem a corrente sanguínea, dando margem para que o parasita se instale.

Embora essa seja a forma clássica de transmissão, é possível pegar a doença de Chagas por alimentos contaminados.

ShutterStock

“Nos últimos anos, o País passou a registrar quadros agudos cuja transmissão ocorreu pelo consumo de sucos, como açaí ou caldo de cana, em que os barbeiros são triturados acidentalmente junto com as bebidas”, alertou o médico.

Mesmo que sejam congelados, os parasitas resistem e causam a doença. A única forma de eliminá-los é a pasteurização e esterilização do caldo ou polpa em questão.

Outra forma pouco conhecida de contaminação é por meio do consumo de carne de animais silvestres doentes.

Como evitar caldo de cana e açaí contaminados?

Shutterstock

Os barbeiros são insetos facilmente identificáveis antes da trituração do fruto, mas praticamente invisíveis após ela.

A recomendação para evitar açaí contaminado com Chagas é comprar produtos industrializados e com registro no Ministério da Agricultura, já que esses são submetidos a processos que eliminam os riscos.

Apesar disso, há quem prefira tomar açaí ou caldo fresquinhos. Para essas pessoas, a dica é observar se os produtos foram bem higienizados antes da trituração.

Doenças causadas por parasitas