Você provavelmente já ouviu falar na dieta Atkins. O método prioriza o consumo de proteínas animais ao passo que reduz drasticamente a quantidade de carboidratos. A última novidade é uma versão vegetariana do regime, popularmente chamada de dieta Eco Atkins.
Leia também
Dieta Atkins: emagreça com a dieta da proteína
Alimentos com proteínas: 14 opções para incluir no cardápio
Dieta das proteínas: o que comer?
Dieta Eco Atkins

A dieta Eco Atkins surgiu depois que pesquisadores do Hospital St. Michael’s, no Canadá, investigaram se a alimentação rica em proteínas vegetais poderia promover a perda de peso e, ao mesmo tempo, reduzir o colesterol ruim. Eles desenvolveram a dieta seguindo as mesmas proporções de proteínas e carboidratos do método original, mas substituíram a proteína animal rica em gordura por proteína vegetal (prioritariamente soja e glúten).
O estudo, publicado no Archives of Internal Medicine, acompanhou 47 homens e mulheres que faziam dietas Eco Atkins ou ovolactovegetariana (que exclui carnes. mas permite ovos, leites e outros alimentos de origem animal) com mais carboidrato e menos gordura. Ambas as dietas eram hipocalóricas, oferecendo 60% das necessidades diárias aos participantes.
Depois de quatro semanas, ambos os grupos conseguiram emagrecer em média, 3,6 kg e melhoraram pressão arterial, colesterol e triglicerídeos. Mas aqueles que faziam a Eco Atkins tiveram maior redução do colesterol ruim (LDL).
Vantagens da dieta Eco Atkins
O consumo de vegetais fibrosos ajuda a dar saciedade e evita o comer excessivo. O consumo de alimentos com pouco colesterol e ricos gorduras boas também são pontos positivos.
Desvantagem da dieta Eco Atkins
Apesar de ser mais saudável que a dieta Atkins original, a dieta Eco Atkins é igualmente restritiva e difícil de ser seguida.
Como fazer dieta Atkins vegetariana
Na dieta Eco Atkins, 31% das calorias vêm de proteínas vegetais, 43% de óleos vegetais e 26% dos carboidratos.

Proteína vegetal
São fontes: glúten, bebidas a base de soja, tofu, hambúrguer de soja, bacon vegano, oleaginosas e cereais.

Gorduras boas
Óleo de Canola, azeite de oliva, abacate e oleaginosas.

Carboidratos
Os carboidratos da dieta são provenientes de frutas, vegetais e cereais, com quantidades limitadas de cevada e aveia. Vegetais viscosos, como quiabo e berinjela, e com pouco amido ganham destaque. Pão branco, arroz, batatas estão proibidos.