Chá de hibisco é uma das infusões favoritas de quem quer emagrecer, já que seu efeito termogênico e diurético acelera o metabolismo e desincha. Porém, há quem diga que a ingestão dessa fórmula está ligada a alterações no ciclo menstrual e na ovulação.
Conversamos com duas especialistas para finalmente esclarecer se chá de hibisco causa infertilidade temporária ou não. Entenda:
Hibisco e infertilidade: qual é a relação?
A bebida feita com a erva Hibiscus Sabdariffa é muito usada em dietas – como a que levou ao emagrecimento da atriz Fernanda Souza -, já que suas propriedades ajudam a perder peso.
O chá de hibisco tem ação digestiva que auxilia o processamento dos carboidratos e da gordura e evita constipação intestinal. Além disso, melhora a queima de gordura pois acelera o metabolismo. Também há efeito diurético que elimina o excesso de líquido. Por fim, o líquido reduz triglicérides, pressão alta, colesterol total e controla a quantidade de açúcar no sangue.

Todavia, assim como outras infusões, o chá de hibisco também causa efeitos colaterais. Um dos mais polêmicos é a possibilidade de alterar os hormônios da mulher, de modo a interferir com a fertilidade.
Afinal, chá de hibisco causa infertilidade temporária?
Segundo a nutricionista clínica e funcional Andrea Marim, especialista em fitoterápicos, existem pesquisas que constataram que hibisco altera os níveis hormonais. Um desses trabalhos, inclusive, foi publicado pela Universidade de Guru Jambheshwar, da Índia, e mostra que a bebida pode interferir na quantidade de estrogênio do corpo.
“Essa interação aumenta a circulação de sangue na pelve, o que incentiva a menstruação e faz com que a mulher que esteja tentando engravidar tenha dificuldade”, afirma a especialista.
A nutricionista Vanderli Marchiori concorda e acrescenta que a influência da erva pode atrapalhar a ovulação.
Apesar disso, os efeitos do hibisco ainda não são um consenso na saúde, sendo indicado buscar um médico antes de beber o chá.
Risco para gestantes

O chá de hibisco é contraindicado na gravidez devido à interação hormonal que aumenta o fluxo sanguíneo nos órgãos reprodutores, podendo propiciar aborto espontâneo. “O risco é maior no início da gestação”, ressalta Andrea Marim.
Assim, é indicado que o consumo da infusão nessa fase só ocorra perante orientação médica.
Interfere com anticoncepcional?
Como chá de hibisco interfere no hormônio estrogênio, é possível que ele altere efeito de anticoncepcionais orais, porém o assunto ainda divide especialistas: “Isso não passa de um mito”, enfatiza Andrea Marin, enquanto Vanderli Machioli afirma que a interação é possível.
Asim, vale ficar alerta e procurar auxílio médico antes incorporar a bebida na dieta.
Chás que afetam fertilidade
- Chá verde prejudica fertilidade? Entenda efeito da bebida emagrecedora
- Alimentos e bebidas que podem ser abortivos: toda grávida deve evitar
- Riscos do chá de gengibre com canela: afetam dois grupos