A atriz Rachel Weisz está grávida de seu primeiro filho com o marido, Daniel Craig, ator reconhecido por interpretar James Bond. A notícia seria apenas mais uma de Hollywood se não fosse o fato de Rachel ter 48 anos, o que provocou críticas afloradas. Afinal, quais são os riscos de se ter um filho nesta idade?
Rachel Weisz engravidou aos 48 anos

Famosa por interpretar papéis complexos no cinema, Rachel revelou a notícia de sua gravidez em uma entrevista para o jornal The New York Times, logo após ser questionada sobre seus cuidados de beleza.
“Minha barriga aparecerá logo, logo. Daniel e eu estamos muito felizes. Nós vamos ter um pequeno humano. Não podemos esperar para conhecer ele ou ela. Tudo isso é um grande mistério”, respondeu.
Embora seja o primeiro filho da atriz com Craig, que tem 50 anos, não é a primeira vez que Rachel fica grávida: ela tem um menino de 11 anos, fruto de seu relacionamento com o diretor Darren Aronofsky.
A notícia se espalhou rapidamente e muitas pessoas trataram de criticar a atriz no Twitter quanto à gravidez em idade avançada, alegando que seria perigosa para mãe e bebê.
“Aos 48 anos? É uma gravidez de alto risco” e “Isso é perigoso para os dois” foram alguns dos comentários postados na rede social.
Gravidez após os 40: há riscos?

Embora seja mais difícil por conta do declínio da função ovariana, engravidar naturalmente após os 40 anos é possível e tem se tornado uma opção comum devido ao adiamento da maternidade em prol da estabilidade profissional.
Ainda assim, gestações nessa idade são consideradas de alto risco pois, segundo o ginecologista Eddy Nishimura, do Hospital Santa Cruz de São Paulo, têm chance maior de desenvolver doenças como diabetes, hipertensão, hipotireoidismo, colagenoses e miomas.
“Ainda pode haver cromossomopatias, como Síndrome de Down, e problemas como nascimento prematuro, retardo de crescimento, complicações no parto, placenta prévia e rotura prematura de membranas”, explica, se referindo a quadros que podem colocar em risco tanto a vida do bebê quanto a da mãe.
Cuidados
Alguns cuidados podem ser tomados para que a gravidez tardia ocorra sem dificuldades, como acompanhamento médico periódico, preparo físico e alimentar.
Também pode haver necessidade de repouso, a depender do estado de saúde da gestante.
Gestação tardia: leia mais
- Ivete ficou grávida de gêmeos aos 45 anos: pede mais cuidado?
- 5 mães falam sobre engravidar depois dos 40: histórias e medos comuns
- Ser mãe depois dos 50 é possível: 3 famosas ressaltam