Tomar um copo de suco ao acordar pode não parecer nada prejudicial à saúde. No então, se a fruta escolhida for carambola, é melhor mudar de ideia. Conhecida por ser tóxica e contraindicada aos pacientes com problemas renais, ela pode também causar complicações a quem está com a saúde em dia caso haja consumo em excesso.
Carambola em jejum pode ser prejudicial
Por possuir caramboxina, a fruta pode ser prejudicial ao sistema nervoso de quem a consome. Em jejum, é possível reforçar a ação da neurotoxina, que causa hiperexcitabilidade do cérebro, motivo pelo qual muitos pacientes ficam agitados e podem até ter convulsões.

Apesar de ser vinculada ao alto consumo da fruta, existem casos de intoxicação de carambola com apenas poucas quantidade do suco da fruta. Por isso, é importante estar atento ao primeiro sinal: o soluço. Em caso de uma crise que persista, e após consumir carambola, observe o surgimento de outros sintomas:
- Vômitos
- Dor lombar
- Fraqueza muscular
- Formigamento e perda da sensibilidade nos membros
- Insônia
- Agitação psicomotora
- Confusão mental
- Crise convulsiva
- Hipotensão arterial
- Insuficiência respiratória

A intoxicação pode ainda se desenvolver para um quadro de coma e levar o paciente a óbito. Sendo assim, é importante limitar o consumo da fruta e cortá-la em caso de problemas renais, uma vez que a substância não é filtrada do sangue.