9 verdades sobre a tapioca que você precisa saber antes de incluí-la na dieta

Tapioca engorda? Emagrece? Pode ser consumida em dietas sem glúten ou por pessoas celíacas? Existe um jeito certo de comer para perder peso? Entenda tudo sobre esse alimento que virou queridinho dos regimes e evite sabotar seu emagrecimento.

Leia também
Gengibre com limão emagrece: união milagrosa faz chapar barriga
Alimentos que matam a fome sem engordar
Receita da omelete funcional que fez atriz secar 20 kg

Tapioca pode engordar! 50 gramas da massa de tapioca tem 70 calorias e ela é rica em carboidratos. Por isso, pode provocar aumento de peso se for consumida em excesso ou recheada com ingredientes muito calóricos ou gordurosos.

Para emagrecer, é preciso comer a tapioca como uma refeição, e não um lanche. Você pode optar por comer no café da manhã, almoço ou jantar, desde que seja apenas uma por dia.

Ela pode emagrecer, principalmente, pessoas que substituem o pão pelo alimento. Isso porque, comparada ao pão, ela é menos calórica e promove mais saciedade. Além disso, a tapioca não possui a substância do pão (gliadina) que é responsável pelo aumento da gordura abdominal.

Adicionar chia à tapioca pode fazer com que ela emagreça ainda mais! O grão é rico em fibras e ajuda a diminuir o índice glicêmico e a inflamação do organismo, além de possuir vitaminas do complexo B, importantes para a saúde. Basta colocar a chia na farinha e preparar como de costume.

A tapioca não contém glúten, o que faz com que esteja liberada para pessoas que sofrem com doença celíaca ou são adeptas das dietas sem glúten. Também é indicada para diabéticos.

Possui baixo teor de sódio, se comparada ao pão ou bolachas, que também são tipicamente consumidas no café da manhã. Além disso, é livre de gorduras ou açúcares.

Os recheios doces são os mais perigosos para a dieta. Se quiser optar por uma tapioca doce, invista em geleia sem açúcar, pasta de amendoim fitness ou frutas, como banana.

Os melhores recheios salgados, para não sair da dieta, são atum, queijos brancos, cottage e carnes magras (como peito de peru e frango desfiado).

Não beba nada enquanto come. Segundo o endocrinologista Alfredo Cury, do SPA Posse do Corpo, líquidos consumidos com a tapioca aceleram o processo de saciedade e podem dar fome antes do tempo. O indicado pelo médico é tomar um suco ou chá apenas meia hora depois do consumo.