É comum que durante alguns ciclos menstruais mulheres percebam pedaços de sangue na menstruação. A alteração, embora em muitos casos não represente nenhum problema, costuma ser motivo de preocupação.
Sabemos que existem vários tipos de menstruação – com fluxos e períodos diferente -, reparar nas características do seu próprio ciclo é importante para sinalizar se há alguma mudança e se pode indicar algum problema no organismo.
Sendo assim, coágulos no sangue, o que eles dizem sobre a saúde da mulher?
Menstruação com coágulos

Causas normais
Intensidade do fluxo
De acordo com o ginecologista Dr. Celso Luiz Borrelli, do Hospital do Coração (HCor), os coágulos que aparecem no sangue são partes do endométrio, que se descola naturalmente do útero da mulher para que ocorra a menstruação. O que ocorre de diferente para que haja coágulos, conforme o médico, é quantidade de sangue no fluxo menstrual que, dependendo da ação hormonal, pode eliminar mais ou menos tecido endometrial.

Menopausa
Nesse período, que costuma ter início nas mulheres por volta dos 40 anos, acontecem alterações hormonais que podem fazer a formação de tecido endometrial ficar anormal. Com isso, algumas passam a ter sangramentos irregulares e muito intensos, que não respeitam o ciclo, e vêm acompanhados de coágulos.

Causas patológicas
Miomas
Os miomas fazem com que haja uma dificuldade maior nas contrações naturais do útero. Com isso, a mulher pode sangrar por um período maior e também com intensidade maior, fazendo com que surjam os coágulos.

Anemia ferropriva
A anemia ferropriva gera uma deficiência na quantidade de ferro no organismo, o que leva a coagulação do sangue que pode ser percebido na menstruação.

Síndrome dos Ovários Policísticos
É uma condição que é caracterizada por níveis irregulares de hormônios, resultando em grande variedade de sintomas, incluindo irregularidades na menstruação, sangramento durante a menstruação, e a passagem de coágulos de sangue no período.

Endometriose
A endometriose é caracterizada pelo crescimento do tecido do endométrio fora do útero, que pode provocar menstruação abundante, dor intensa e formação de coágulos.

Alteração na coagulação do sangue
Conforme Borrelli, há casos em que a presença de coágulos, unido a uma menstruação irregular, indica que a mulher tem alguma alteração relacionada à coagulação do sangue. Em casos bem raros, pode indicar um distúrbio da parte hematológica, que intensifica muito o fluxo.
Menstruação
- 11 mitos e verdades sobre a menstruação
- Cor da menstruação: vermelho claro, marrom, qual é o ideal?
- Sua menstruação não está normal se te acontecem essas 5 coisas