A ansiedade atinge mais de 10 milhões de pessoas no mundo e é mais comum entre as mulheres, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. A especialista em psicologia hospitalar pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Sabrina Gonzalez, explica que a doença pode acontecer por diversos motivos, desde disposição genética, educação e formação da personalidade na infância até algum trauma, recente ou não.
Principais sintomas da ansiedade
- Preocupação, tensão ou medo exagerado;
- Sensação contínua de que um desastre ou algo ruim vai acontecer;
- Preocupação exagerada com a saúde, dinheiro, família ou trabalho;
- Medo exagerado de ser humilhado publicamente;
- Falta de controle sobre pensamentos, imagens ou atitudes;
- Dificuldade de concentração;
- Fadiga;
- Irritabilidade e perda de controle;
- Pavor depois de uma situação difícil.
Autocuidado em crises de ansiedade
Além do tratamento com terapeutas e, em alguns casos, até com medicamentos, a pessoa que sofre com ansiedade pode ajudar a si mesma seguindo algumas dicas de especialistas. Um bom jeito de prevenir ou sair com mais facilidade de uma crise é repetir pra si mesmo algumas frases que podem te ajudar a centrar-se novamente. Separamos 3 para você:
Mantenho-me no presente
No meio de uma crise de ansiedade é comum que os pensamentos se misturem e a cabeça te leve para suposições e teorias sobre coisas que ainda nem aconteceram – e pode ser que nem venham a acontecer de fato. Toda vez que sua mente tentar te levar a isso, repita esta frase e volte-se pro agora.

Fico consciente dos meus próprios pensamentos
É importante entender os pensamentos que estão passando pela sua cabeça e examiná-los racionalmente, respirando, para entender se há motivos reais para medos e preocupações.
Meu cérebro sabe combater e superar esse momento
Diante de uma situação na qual você percebe que está prestes a ter uma crise de ansiedade é importante se lembrar de que você é capaz de sair dela e que isso não tem que tomar conta. O passo a passo básico da respiração contada é ideal para ser feito de forma intercalada com a repetição desta frase. Inspire devagar contando até três e expire contando até seis, em seguida repita essa frase e repita o processo.
Equilíbrio entre corpo e mente
- Mulher tira folga para tratar saúde mental e resposta do chefe viraliza
- 6 maneiras de combater a ansiedade sem remédios
- Olhar o mar não é só relaxante: tem o poder real de mudar o seu cérebro