Você sabia que a menstruação atrasada pode não ser sinal de gravidez, e sim de ansiedade ou nervosismo? Os picos de sentimentos influenciam seu corpo e, inclusive, o ciclo menstrual.
Quando falamos em estresse ou nervosismo, estão incluídas situações bem comuns na vida de muitas mulheres, como alteração no horário de trabalho, problemas familiares, provas, dificuldades financeiras, preocupações profissionais, conflitos pessoais/relacionais, dentre muitos outros.
Menstruação atrasa por causa da ansiedade: como?

O sistema nervoso do corpo da mulher apresenta diversas áreas ligadas à reprodução. Conforme explica a ginecologista Marisa Patriarca, o local do cérebro responsável pela produção dos hormônios sexuais é próximo do sistema límbico.
“Esse sistema controla as emoções, ou seja, as duas regiões cerebrais podem utilizar circuitos comuns para expressar suas funções. Desta forma, se explica como as alterações emocionais podem alterar o ciclo menstrual”, conta.
Como descobrir?

Todavia, a ginecologista alerta que esta não é a causa mais comum de atraso menstrual. “Pode, sim, acontecer por estresse ou nervosismo, mas esse diagnóstico é de exceção. Primeiro, outras causas devem ser descartadas, como a própria gravidez.”
Desta forma, o tratamento irá depender da causa que levou à irregularidade menstrual.
Dicas para relaxar

Caso seu problema seja mesmo emocional, algumas medidas ajudam a contornar esses picos de estresse e ansiedade:
- Fazer atividade física: a atividade aumenta a produção do hormônio do prazer no corpo, aliviando tensões;
- Procurar alguém para conversar: se a ansiedade for forte, procure um especialista para tratar essa questão;
- Meditar: 10 minutos por dia já ajudam a relaxar a mente e o corpo antes de dormir;
- Manter uma alimentação saudável e rica em nutrientes.