Menos de uma semana após o lançamento de seu novo single, “Excesso de Gostosura”, a cantora Preta Gil teve de cancelar um compromisso oficial em São Paulo e assustou os fãs ao avisá-los, pelo Instagram, que estava internada.
“Ontem o corpo pediu descanso”, escreveu a cantora usando os Stories, mas o motivo que a levou a ficar em observação é um quadro bastante ccomum.
Conforme afirma a assessoria de Preta ao VIX, a cantora já está bem e o mal-estar que sentiu foi gerado por uma combinação de fatores. “É uma gripe muito forte associada a calor muito forte e muito trabalho”, disse o assessor, ressaltando que o cuidado redobrado se deve ao fato de que Preta está prestes a encarar uma maratona de shows e o Carnaval.
https://www.instagram.com/p/BrViN5AB4s_/
Quando gripe pode se agravar a ponto de pedir internação?
Gripes normalmente são controladas com antitérmicos e algum descanso, mas há, sim, casos em que o corpo pede cuidados maiores para se recuperar. Apesar de se dividir em dois grupos – Influenza A e B –, a gripe é essencialmente uma doença respiratória causada por um vírus que, de acordo com o infectologista Jean Gorinchteyn, pode gerar complicações.
Conforme explica o médico, isso acontece quando, além dos sintomas-padrão, ela se desenvolve para uma doença mais grave. “O vírus da gripe cai no sangue e passeia por todo o sangue, causa dores musculares, além dos quadros respiratórios. Ao realizar esse passeio, ele pode provocar a pneumonite, que é uma inflamação pulmonar”, explica.

De acordo com Jean, a pneumonite é caracterizada por tosse seca, febre (normalmente acima dos 39°C), catarro e dores musculares – sintomas que se intensificam conforme a doença se agrava. Caso não seja tratada, a pneumonite também pode se desenvolver para a pneumonia bacteriana. “As bactérias aproveitam que o sistema imunológico está cuidando do vírus e se alojam no local”, afirma ele.
Quando uma gripe é muito forte ou acaba se desenvolvendo para uma pneumonite, o tratamento é feito com medicamentos antivirais (que agem evitando a multiplicação do vírus) e medidas de suporte como repouso, remédios que controlam a temperatura do corpo, hidratação e alimentação adequadas e, em alguns casos, suporte de oxigênio para ajudar na respiração.

Já para prevenir a doença, o mais recomendado é apostar na vacina contra a gripe, oferecida gratuitamente para crianças de seis meses a cinco anos, idosos com mais de 60 anos, profissionais da saúde, professores, indígenas, gestantes, mulheres que estão na fase do puerpério (45 dias após o parto), população carcerária, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas.