É possível secar alguns quilinhos com a ajuda dos suplementos alimentares que aceleram o metabolismo, utilizando a gordura como fonte de energia e expulsando-a da barriga, coxas, pernas, cintura. Saiba mais sobre eles.
Leia também:
Dieta cromo reduz fome e desejo por doces e carboidratos
Suplementos alimentares: quais são e para que servem
Suplemento certo para cada atividade
Direto da fonte
“Também conhecido como termogênicos, esse tipo de produto traz na formulação algumas substâncias que estimulam o organismo a trabalhar em um ritmo acelerado e aumentam a temperatura corporal, facilitando a queima de gordura”, fala a nutricionista da Pelé Club Academia, Bruna Pineda.
Dentro desses pós e cápsulas, geralmente, há substâncias já conhecidas pela ciência com efeito energético, como o chá verde, a cafeína, a pimenta vermelha, o guaraná, o ácido linoleico… Mas será que aquele cafezinho que você toma não dá o mesmo resultado? A resposta é nem sempre. “A cafeína sintetizada em laboratório, por exemplo, tem uma quantidade muito maior do que no líquido. O mesmo acontece com o chá verde que ainda tem que ser comprado de uma fonte segura para ter uma boa dose da substância”, conta Bruna.
Dose certa
Como os termogênicos aumentam o desempenho do corpo como um todo, quer dizer, além de emagrecer, você ganha mais força, energia e disposição, ele literalmente te joga lá pra cima. “Tem gente que gosta tanto do efeito no organismo, que toma doses cavalares e, ainda por cima, por um longo período. Resultado? O corpo acostuma a ter sempre um estimulante e, sem ele, fica lento”, conta.
Outro problema é que, com eles, o treino na academia fica turbinado e as pessoas se esquecem do próprio limite, vão além da conta e acabam lesionando o corpo. É por essas e outras que antes de tomar qualquer suplemento, você deve conversar com um profissional da área (nutricionista e endocrinologista) para ele indicar a melhor opção, a dosagem certa e o tempo que deve utilizá-lo de acordo com o tipo de atividade física que faz, hábitos alimentares, objetivo, etc…
Tome cuidado!
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) tem uma portaria específica para a aprovação desse tipo de produto no Brasil. “O órgão tem vetado vários produtos, principalmente os importados, que geralmente colocam uma patente da substância como, por exemplo, a palavra ‘blend’ e há um monte de coisas embutidas que se desconhece”, conta a nutricionista Tâmara Mazaracki.
Vale ressaltar que, como os termogênicos estimulam o metabolismo e aceleram o coração, se utilizados de forma errada e por um período muito longo, podem causar vários problemas cardiológicos, hepáticos e hormonal (tireoide).
Veja mais matérias como essa em Revista Shape.